Grande Curitiba

Prefeita Rosa Maria toma posse como presidente da Junta Militar de Pinhais

Cerimônia de posse foi realizada nesta quinta (27), com representantes das Forças Armadas e membros do Poder Executivo Municipal
27 de abril de 2022 às 17:23
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A prefeita Rosa Maria tomou posse, nesta quarta-feira (27), da presidência da Junta de Serviço Militar de Pinhais. A atribuição do cargo foi realizada no gabinete da chefe do executivo municipal com a presença dos representantes das Forças Armadas, o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e a secretária da JSM de Pinhais, Ediane Wunderlich.

Após o juramento à bandeira, a prefeita Rosa Maria assinou o termo de posse como presidente do órgão. O Ten. Cel. Fábio de Lima Artner Gonçalves, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização, enalteceu o trabalho do município no alistamento militar. “É desta cidade que vai sair um jovem, que vai estar tirando serviço de guarda no Colégio Militar, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado, fazendo curso de formação para ser oficial temporário do Exército ou fazendo como eu mesmo, como outros amigos meus que moraram aqui em Pinhais, um é Tenente Coronel, outro é Coronel, outro vai ser promovido a General, então são exemplos que o município dá para esse jovem”, disse.

Encerrando a cerimônia de posse, a prefeita Rosa Maria enfatizou a importância do civismo para o exercício da cidadania. “O país carece muito desse amor à pátria, desse respeito ao símbolo da Bandeira Nacional, ao Hino Nacional. Inclusive, no Dia do Hino Nacional, passamos pelas escolas, estamos resgatando esse valor, essa prática, porque precisamos despertar esse amor, por um país mais justo, mais igualitário, onde a participação do jovem, das famílias, da criança, é fundamental”, declarou.

Também estiveram presentes, representando as Forças Armadas, o 2º Ten. Alexander Pereira Dias e o 2º Ten. Francisco Elmiro de Farias Neto, delegados de Serviço Militar, e o Soldado Robert Willian Cunh.

Serviço Militar

A Junta de Serviço Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos, prestando todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar. Não realizar o alistamento no prazo exigido resulta em multa, além de o jovem ficar em débito com o Serviço Militar. Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, ficando, entretanto, à disposição do país até os 45 anos de idade.

Quem não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá se inscrever em concursos públicos, possuir registro em carteira de trabalho, obter passaporte e título de eleitor, não poderá matricular-se na faculdade, entre outras limitações.

Serviço

A Junta Militar de Pinhais está vinculada à Divisão de Administração da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e está localizada na Rua Wanda dos Santos Mallmann, 536 – Centro. Os telefones de contato são 3912-5626 e (41) 99289-1530 (whatsapp).