Grande Curitiba

Unidades de Saúde de Pinhais abrem neste sábado (11) pelo Dia D de Vacinação

USFs abrem das 9h às 15h para atualização geral das doses de vacinas do calendário vacinal e de campanha, incluindo covid-19 e gripe
7 de junho de 2022 às 15:27
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promove no próximo sábado (11) o Dia D de Vacinação. Todas as Unidades de Saúde da Família do município estarão abertas das 9h às 15h para atualização geral das doses de vacinas do calendário vacinal e de campanha, incluindo covid, gripe e sarampo.
O público-alvo são pessoas de todas as idades. Ressalta-se que as vacinas contra a Covid-19 na faixa etária de 5 a 11 anos serão aplicadas somente nas USFs Ana Neri e Maria Antonieta. A SEMSA reforça que é necessário levar a carteirinha de vacina e documento pessoal para quem procurar o serviço.

A ação proposta pela Secretaria do Estado da Saúde em todo o estado do Paraná visa ampliar a cobertura das vacinas após uma baixa registrada no esquema vacinal primário, além da vacinação contra a Covid-19. Segundo dados da Semsa, em Pinhais, somente 44,60% da população entre 20 e 29 anos tomaram a dose de reforço da vacina contra a covid. Estima-se que ainda faltam mais de 2 mil crianças, de 5 a 11 anos, para tomarem a 1º dose da mesma vacina no município. Já a cobertura da vacina da gripe (influenza) foi aplicada em apenas 16,81% do total estimado de gestantes em Pinhais. Os idosos acima de 60 anos que já receberam o imunizante contra a gripe representam 60,57% da estimativa deste público na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça o pedido para que os trabalhadores da saúde busquem se vacinar contra o sarampo. A campanha começou em 4 de abril e até o último dia 5 de junho foram vacinados apenas 60 profissionais da área.

No Estado, as dez vacinas de rotina (BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, Meningocócica, Pentavalente, Pneumocóccica, Poliomielite, Rotavírus Humano e Tríplice Viral) também estão com coberturas abaixo do necessário. O imunizante que previne contra a Hepatite B, por exemplo, fechou o último ano com apenas 57,18% de adesão, sendo a vacina com procura mais baixa, seguida pela Febre Amarela com 71,38% e BCG com 77,23%.

Serviço

Dia D de Vacinação – todas do calendário vacinal e de campanha
Sábado, dia 11, das 9h às 15h
Todas as USFs de Pinhais.
Nas USFs Ana Neri e Maria Antonieta, a vacinação covid será apenas para crianças de 5 a 12 anos.
Para mais informações, entre em contato com a Unidade de Saúde da sua região.