Grande Curitiba

Dia Mundial Contra a Raiva: Secretaria de Saúde faz orientações para a prevenção da doença

A data serve para reforçar aos tutores a importância de manter a carteira de vacinação de cães e gatos em dia
28 de setembro de 2022 às 15:40
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O Dia Mundial Contra a Raiva acontece no dia 28 de setembro e tem como objetivo promover o combate à doença e conscientizar sobre sua prevenção, além de reforçar a manterem a carteira de vacinação de cães e gatos em dia. A doença é infecciosa e é considerada uma das zoonoses mais perigosas do mundo, além de poder afetar os animais e humanos. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, aproveita a data para reforçar as orientações para a prevenção da doença.

A raiva é uma doença de notificação compulsória, individual e imediata aos serviços de vigilância em saúde, além de ser uma doença grave, em que 100% dos animais infectados evoluem para óbito. O principal meio de de contaminação e o contato com a saliva de um animal infectado, ocasionado por meio de mordidas, arranhaduras e lambeduras quem leva rapidamente à transmissão do vírus para o sistema nervoso central do animal, causando inflamação inflamação encéfalo, encefalite, e outros danos neurológicos fatais.

Os sinais e sintomas clínicos da raiva em humanos são inespecíficos, duram em média de 2 a 10 dias. Neste período, o paciente pode apresentar: mal-estar geral; pequeno aumento na temperatura; anorexia; cefaléia; náuseas; dor de garganta; entorpecimento; irritabilidade; inquietude e sensação de angústia.

Para prevenir a raiva, os tutores precisam ficar atentos às carteiras de vacinação, para realizar a revacinação de seus animais anualmente, prevenindo também a raiva humana, evitar a aproximação de cães e gatos sem tutores, nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente em situações não habituais. No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível, quanto ao ferimento, deve-se lavar abundantemente com água e sabão e aplicar produto antisséptico.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pinhais oferece vacinação antirrábica para cães e gatos, basta agendar pelo telefone (41) 99102-9824.

Serviço

Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pinhais – Rua Alto Paraná, 1.789, Emiliano Perneta

Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h

Mais informações no telefone (41) 99102-9824.