Grande Curitiba

Ação de saúde leva atendimentos para 250 pessoas em Pinhais

Profissionais da USF Maria Antonieta realizaram a atividade com pacientes diabéticos, no último dia 24 de setembro
30 de setembro de 2022 às 15:42
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Em uma ação realizada no último dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Antonieta, prestou atendimentos de saúde para 250 usuários com quadro de diabetes, nas dependências do Centro da Juventude Pinhais. O evento ocorreu por meio de “mapa de conversação”, em que os participantes, passaram por verificação da pressão arterial e glicemia capilar, depois os pacientes passaram por seis estações de conversação, sobre a fisiologia da doença, medicação, importância da medição dos sinais vitais, exames, saúde bucal dos diabéticos, alimentação saudável e exercícios.

Segundo a coordenadora da USF Maria Antonieta, Simone Busatto, a ação é importante e o objetivo é realizar outras edições, pois: “faz parte da estratégia da saúde família o cuidado com o diabético, visto que as comorbidades que provém delas é a maior causa de óbito”.

O evento ainda contou com uma apresentação de um grupo de dança de rua e finalizou com uma mesa com sucos, pratos doces e salgados todos exclusivos para diabéticos (sem açúcar), além de compartilhar as receitas para que pudessem fazer em casa.