Grande Curitiba

Alunos do Cursinho Mais Pinhais comemoram aprovação no vestibular da UFPR

Conheça algumas das 13 histórias de vida que na última sexta-feira (13) ganharam um novo capítulo de felicidade
16 de janeiro de 2023 às 17:16
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – “Fui aprovada em 5º lugar dentro da minha cota para o curso de Direito na UFPR (Universidade Federal do Paraná). A minha expectativa para a carreira profissional é bem ambiciosa, espero ter capacidade de ser aprovada no concurso público para juíza ou delegada, mas é incluso nos meus objetivos retribuir a sociedade por todo dinheiro investido na minha formação durante os anos”. Assim projeta Camily Vitoria do Prado, uma das alunas do Cursinho Pré-Vestibular Mais Pinhais que foram aprovadas na última seleção da Federal.

Promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, o Cursinho Mais Pinhais manteve a boa média de aprovações no vestibular da Federal neste ano. Foram 13 alunos que, mesmo com um calendário apertado, aproveitaram as aulas gratuitas e todo o apoio didático para conseguir o ingresso nesta que é uma instituição pública de referência nacional e mundial.

Além da Camily, a Yasmim Zedelinski Belao Rodrigues também comemorou o resultado divulgado na última sexta-feira (13). Estudante de escola pública, ela soube do cursinho oferecido gratuitamente pela prefeitura e correu atrás do sonho. “Foi a minha salvação. Sempre tive o sonho de ser estudante da UFPR. Tive professores maravilhosos que se esforçaram ao máximo para passar todo o conteúdo importante pra prova, a pedagoga responsável pelo projeto também foi de grande importância, pois sempre nos incentivava a não desistir e nos dava apoio psicológico”, comenta a agora caloura de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Teve até aluno que voltou a fazer o cursinho mesmo já tendo sido aprovado em anos anteriores. “Ano retrasado eu fiz também e passei em Matemática, mas não gostei do curso, por causa disso eu fiz novamente. Olha, foi sensacional a experiência que tive com os professores, a didática deles é fenomenal”, relembra o haitiano radicado em Pinhais que agora, depois de recalcular a rota da sua carreira, desistiu de Matemática e passou no vestibular para a cursar Ciências da Computação.

A pedagoga do cursinho, Fabiane Borges Rodrigues, exalta a equipe de professores e os alunos que viveram o período marcado por dedicação e ajuda mútua. “É uma experiência maravilhosa estar com os alunos e professores do cursinho. São pessoas que estão ali comprometidas, querendo alcançar um objetivo. Os alunos não se vêem como adversários, eles se ajudam… Claro que como toda boa turma, tem aqueles que têm mais afinidades, mas no fim todos torcem uns pelos outros. Os professores se preocupam, fazem o impossível para atender os alunos, e são extraordinários”, orgulha-se.

Sob a coordenação da servidora da Secretaria de Educação, Márcia Corrêa, o cursinho é realizado pela empresa vencedora do processo licitatório, dirigida pelo professor Michel Sinclair. Desde o levantamento iniciado em 2017, o curso preparatório já aprovou mais de 100 alunos em vestibulares de renomadas instituições de ensino.

A conquista de mais uma turma também foi celebrada pela secretária de Educação, Andrea Franceschini. “Receber a notícia de que nossos alunos do cursinho foram aprovados no vestibular mais concorrido, foi uma imensa alegria. Sabemos o quanto ser aluno da UFPR irá mudar a vida de cada jovem. A grande maioria dos nossos alunos do cursinho são oriundos de escola pública, sabemos também as diversas dificuldades em suas trajetórias de vida, porém o mais importante foi a determinação desses jovens e constatar, como já sabemos, que a escola pública tem qualidade, nossos jovens só precisam de oportunidade”, declarou.

Confira a lista dos estudantes do Cursinho Pré-Vestibular Mais Pinhais aprovados na UFPR:

Amanda Louise Moreira da Silva – Educação Física

Beatriz da Silva de Souza – Pedagogia

Camily Vitoria do Prado – Direito

Helena de Fatima Oliveira – Medicina Veterinária

Isis Leite Pianaro – Terapia Ocupacional

Julia Campos Paes – Odontologia

Lidiane de Almeida Campos – Enfermagem

Maria Eduarda dos Santos – Enfermagem

Maria Eduarda dos Santos – Enfermagem

Noderson Augustin – Ciências da Computação

Otavio Alves da Cruz Moreira – Arquitetura e Urbanismo

Thatielly de Assis Dantas – Pedagogia

Yasmim Zedelinski Belao Rodrigues – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

As inscrições para o cursinho pré-vestibular Mais Pinhais abrem no próximo dia 25 de janeiro. São 120 vagas e o processo seletivo é em formato online para a aplicação da prova. O curso é totalmente gratuito e exclusivo para moradores de Pinhais, sendo preparatório para a UFPR, Enem e as principais instituições de ensino superior do Brasil.

O cursinho ocorre presencialmente na Casa Amarela da Semed, das 19h às 22h40 de segunda a sexta e aos finais de semana acontecem revisões, simulados e assistências conforme o calendário. Podem participar aqueles que estão no 3° ano do Ensino Médio, o 4° ano do Ensino Técnico profissionalizante ou alunos que já concluíram o Ensino Médio.

O cronograma completo pode ser acessado no site da Prefeitura.