Grande Curitiba

Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio

A campanha que foi criada em 2014 chega na sua 10° edição com o objetivo de conscientizar e combater tabus acerca da saúde mental
24 de janeiro de 2023 às 11:37
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de chamar a atenção para as necessidades relacionadas à Saúde Mental, a campanha Janeiro Branco de 2023 tem como tema “A vida pede equilíbrio” e chega na sua 10° edição. Em Pinhais, o atendimento da Rede Psicossocial do Município se efetiva pelos serviços disponibilizados por diferentes setores da Secretaria Municipal de Saúde.

Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade e também o nome do instituto que coordena esse movimento. A instituição promove palestras, oficinas, cursos, caminhadas, rodas de conversa, abordagem de pessoas em locais públicos, entre outras ações.

No âmbito municipal, o Centro Municipal de Especialidades Pinhais (CME) realiza consulta com profissional psiquiatra, atendimento multi e interdisciplinar, atendimentos em grupos terapêuticos focais e psicoterapia individual breve e focal, conforme o protocolo do serviço. O Centro de Atenção Psicossocial Transtornos Mentais II (Caps II) e Centro de Atenção Psicossocial Transtornos Mentais e Álcool e Outras Drogas (Caps AD) realizam consulta com profissional psiquiatra, consulta com profissional médico clínico (Caps AD), atendimento multi e interdisciplinar, oficinas terapêuticas em grupo, oficina de geração de renda, por meio da economia solidária, visando a reinserção social através do trabalho como fonte de renda, participação em feiras do Município com objetivo de geração de renda, também busca ativada, por meio de contato telefônico ou visita domiciliar, conforme demanda do serviço.

As Unidades de Saúde da Família do município também atendem casos de pacientes leves e encaminham para ambulatório e CAPS.

A gerente de Saúde Mental e Especialidades, Ivanilde do Nascimento, discorre sobre a importância de falar sobre saúde mental e dos serviços ofertados pela Prefeitura de Pinhais. “Falar sobre saúde mental é fundamental e precisa fazer parte do nosso cotidiano, para que possamos pensar em ações que previnam o adoecimento e contribuam para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Neste contexto, os serviços de saúde do Município de Pinhais realizam diversas ações com os usuários, através de grupos terapêuticos, acolhimentos, avaliações, oficinas, dentre outras. Muitas vezes um simples bate papo, faz a diferença e é possível prevenir seu adoecimento. Em alusão ao Janeiro Branco, neste período todas as ações são intensificadas, porém qualquer pessoa pode e deve fazer parte desta campanha. Tire um tempo para ouvir aquela pessoa que você percebe estar precisando conversar, desabafar ou simplesmente dar um abraço”, destaca Ivanilde.

Serviço

Centro de Especialidades – Rua Ásia, 85, Centro de Pinhais

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Contato: (41) 99116-2664

CAPS II – Rua Primeiro de Maio, 414, Centro – Pinhais

Telefone: (41) 98786 3335

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h

CAPS AD – Rua Antônio Andrade, 153 Maria Antonieta – Pinhais

Telefone: (WhatsApp) (41) 99206 4056 (41) 99108 2559

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.