Grande Curitiba

Pinhais 31 anos: Todas as saídas e entradas da cidade são monitoradas pela Muralha Digital

Prefeitura de Pinhais lançou serviço de segurança nesta terça-feira (7) na nova Central de Monitoramento da Guarda Municipal
8 de março de 2023 às 11:22
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, lançou oficialmente a Muralha Digital – serviço de inteligência que integra aproximadamente 700 câmeras ao sistema da Guarda Municipal de Pinhais. Parte da programação dos 31 anos de Pinhais, o evento contou com a presença de diversas autoridades de segurança pública do município e região metropolitana de Curitiba, na sede da GM, além da prefeita Rosa Maria, secretários municipais e vereadores.

A nova Central de Monitoramento também foi o local de encontro e apresentação das instalações e serviços. As centenas de câmeras do sistema compreendem modelos Speed Dome, câmeras OCRs – leitoras de placas –, dos Módulos Eletrônicos de Monitoramento, câmeras veiculares e corporais, e câmeras patrimoniais instaladas em prédios, interligadas ao sistema SESP/PR. A Muralha Digital registra todos os carros que entram no município, identificando se existe alerta de roubo, entre outras ocorrências, além fazer a detecção facial por meio de Inteligência Artificial (IA). O investimento nos serviços somam R$ 4 milhões ao ano.

Já em operação antes do lançamento oficial nesta terça (7), o serviço já entregou números positivos. Em fevereiro deste ano, 27 veículos foram abordados por meio da Muralha Digital, destes, 16 foram encaminhados para a delegacia, pois possuíam alerta de furto e roubo e dois estavam com mandados de prisão. “Então pessoas procuradas pela Justiça também poderão ser conduzidas para a delegacia. Os resultados são de que a cada dia nós temos a recuperação de algum veículo. Para ilustrar, na última semana, um veículo quando deu o alerta, foi recuperado em um minuto, porque a nossa viatura estava inclusive próxima à barreira”, comentou o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes.

O secretário ainda afirma que, também devido à geografia de Pinhais, foi possível “cercar” toda a cidade. “Possuímos cerca de 70 câmeras em todas as entradas e saídas do município, então ninguém entra ou sai do município sem que nós saibamos. É a única cidade da região metropolitana que consegue isso por conta da sua geografia, é um novo serviço para a nossa comunidade. Pinhais logo será como um grande condomínio, gerando um grande segurança aos nossos munícipes”, destacou.

Integrado aos sistemas de outros municípios, a Muralha Digital de Pinhais tem o diferencial da IA disponível pela nova Central de Monitoramento. “Nós temos hoje o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin), então a tendência é que nossas imagens sejam fornecidas para outros municípios assim como possamos receber, isso quer dizer que algo que possa acontecer lá em Campo Largo, do outro lado de Curitiba, nós podemos saber aqui e vice-versa, além da integração que sempre houve em Pinhais com a Polícia Militar e com a Polícia Civil”, completou o secretário.

Em discurso durante o evento, a prefeita Rosa Maria parabenizou a todos os servidores envolvidos no projeto e destacou a importância do serviço, que é parte do Plano de Governo da atual gestão da prefeitura. “É um marco para nossa cidade, porque a criminalidade só pode ser combatida com muito conhecimento, com muita informação, com tecnologia, e com vontade política. Em Pinhais temos reunido todas essas condições em um trabalho integrado. Quando trabalhamos em rede, a eficiência é maior. Nestes 31 anos de Pinhais, o presente é para essa comunidade que trabalha muito, que é muito envolvida, participativa e exigente. Com isso, nossa cidade vai ficando mais potente, mais capacitada e gerando eficiência neste trabalho. Os desavisados que saibam que: entrou em Pinhais, está na tela!”, finalizou.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento os secretários municipais de Pinhais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, e vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Sousa, Filho, Pioco, Tomé, Carlinhos do Eliza, Jane Carteira e Polaco do Pérola; o engenheiro da empresa Helper, Alexandre Mouro; represetantes de secretarias e comandos de Guardas Municipais de municípios da RMC; representando o Comandante do 6º Comando Regional da PM, Ten. Coronel Hornung; o Subcomandante do 6º CRPM, Ten. Coronel Robson Alves; o comandante da 29ª Companhia da PM, Ten. Coronel Zwir; o comandante da 2ª Companhia da PM, Capitão Joseph; e representando o Cel. Garret, chefe do Estado Maior, e a Diretoria de Tecnologia da PM, Major Nascimento; o delegado titular da Divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro; delegado titular de Pinhais, Hormínio Lima Neto; delegada adjunta de Pinhais, Géssica Andrade; o comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militares, Capitão Julian; a juíza da Vara Criminal de Pinhais, Daniele Miola; Alan Rogério Vendrame de Souza, promotor de Justiça de Pinhais; o presidente do Conselho da Comunidade, Cel. Levi; e o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.