Grande Curitiba

Pinhais sediou a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Corrida Orientada

Evento foi realizado nos dias 18 e 19 de março, tendo o apoio da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; com a participação de 300 pessoas
22 de março de 2023 às 15:37
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último final de semana a Federação Paranaense de Orientação e o Clube de Orientação Gralha Azul, do Colégio Militar de Curitiba, com o apoio da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), realizaram no município a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Orientação.

Segundo os organizadores, a orientação é um esporte que nasceu no meio militar e atualmente é praticado por pessoas de todas as idades. O participante pode correr ou caminhar em um local que é mapeado com ajuda de bússola e chip, sendo que ele deve passar por determinados pontos deste local e ganha aquele que fizer o trajeto no menor tempo. A competição é dividida em categorias, idade e nível de dificuldade, sendo que para os iniciantes (a partir de 9 anos) é possível ter um atleta acompanhando para dar orientações e instruções.

No sábado (18) foi realizada a modalidade Sprint (urbana) que teve um trajeto de pouco mais de 2 km e um tempo médio de 20 minutos, sendo que todos os participantes receberam medalhas. O trajeto teve como partida e chegada o Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves, e os atletas passaram pelo Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, Bosque Municipal e ruas da região, sendo que todos ganharam medalhas de participação e conquistaram pontos que serão somados nas próximas etapas ao longo do ano.

Já no domingo (19), aconteceu o percurso tradicional (floresta) que foi realizado na região do Parque das Nascentes, sendo promovida no período da manhã e concedida premiação aos vencedores. A próxima etapa do Circuito Paranaense de orientação está programada para Curitiba, nos dias 3 e 4 de junho.

A competição promovida em Pinhais foi um sucesso, tendo a participação de 300 pessoas, vindas dos municípios da Região Metropolitana, e diferentes cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

A presidente do Clube de Orientação Gralha Azul, Janimara Lopes de Melo, faz um convite para que mais pessoas conheçam e pratiquem o esporte e aproveitem seus benefícios. “A gente fala que a Orientação é um esporte completo porque além da parte física, ela ainda desenvolve o cérebro, porque trabalha pontos cardeais, lateralidade, além de noções de direção e distância. Dizemos que é um esporte que beneficia o cérebro e o corpo. Por isso, a gente sempre diz: seja inteligente, pratique orientação porque é um esporte completo, abrange todas as idades e é para toda família”, afirmou ela.

Acompanhe as atividades e eventos da modalidade esportiva, pelo site da Federação Paranaense de Orientação (www.fpo.esp.br).