Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais lança Operação Escola Mais Segurança

Concomitante ao lançamento da operação, foi formalizada a criação do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança
11 de abril de 2023 às 12:04
(Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na tarde da última segunda-feira (10), a Prefeitura de Pinhais realizou a primeira reunião que formalizou a criação do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança (decreto 339/2023), conduzida pela prefeita Rosa Maria. Na ocasião, estiveram reunidos representantes das diferentes secretarias municipais, além da delegada da Delegacia Cidadã de Pinhais, Géssica Feitosa Moraes de Andrade e do comandante da 5ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Joseph. O momento foi marcado também pelo lançamento da Operação Escola Mais Segura, como parte do Programa Pinhais Mais Segura.

O novo comitê tem como objetivo coordenar e monitorar as ações voltadas à segurança das unidades de ensino municipais de Pinhais. Já a Operação Escola Mais Segura tem como base o atendimento às solicitações recebidas via unidades de ensino feitas pela comunidade escolar (pais e profissionais), além dos canais de comunicação oficiais da Administração Municipal.

“Ressaltamos que o momento pede atenção especial pela urgência da pauta, entretanto, a segurança nas escolas e Cmeis já faz parte das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito”, destaca a secretária municipal de Educação, Andrea Franceschini.

A prefeita Rosa Maria, na condução da reunião do Comitê Intersecretarial de Gestão de Segurança, explica que o trabalho integrado traz efetividade e agilidade nas soluções, sobretudo quando se trata de um tema tão importante. “Com certeza faremos o que estiver ao nosso alcance para unir esforços entre as secretarias municipais e forças de segurança para agir. Tivemos diversas ações que deram muito certo em nossa cidade”, declara.

Os representantes da Polícia Militar e Polícia Civil, Capitão Joseph e delegada Géssica Feitosa, também destacaram a importância do trabalho em rede. A delegada citou ainda o grande desafio que vivenciamos, por conta da disseminação de notícias falsas, no entanto existem ações para identificar a origem das fake news e que a colaboração da população é essencial neste processo.

As medidas propostas na Operação têm objetivo de viabilizar ações a curto prazo, em uma junção de esforços entre as secretarias municipais envolvidas para reforçar a segurança no ambiente escolar:

– Instalação de câmeras nas escolas e Cmeis;
– Instalação de vídeo porteiro;
– Portão com duas etapas de acesso, restringindo entrada apenas até a secretaria nas unidades de ensino;
– Reforço na patrulha e rondas da Guarda Municipal;
– Acesso limitado às unidades;
– Apresentação de documento de identidade nos Cmeis;
– Sistema de som;
– Botão do Pânico (físico);
– Instalação de grades para ter acesso somente até a secretaria das unidades, impedindo acesso secundário;
– Capacitação dos profissionais da educação sobre ações de segurança, conduzida pelas Secretarias Municipais de Segurança e Trânsito e de Educação;
– Estudo da viabilidade para elevar os muros para instalação de cercas elétricas;
– Programa de Práticas Restaurativas – para trabalhar a Cultura da Paz nas unidades de ensino, com alunos e profissionais.

Das ações previstas, todas estão sendo colocadas em prática ou em fase de implantação. Ao longo desta semana estão sendo instalados câmeras e vídeo-porteiros, bem como a realização do reforço na patrulha e rondas da Guarda Municipal nas unidades de ensino.