Grande Curitiba

Unidade de acolhimento de Pinhais recebe doação de materiais esportivos e educacionais

Parceria firmada com o Rotary Club fomenta o desenvolvimento de atividades esportivas e projetos de arte voltados aos adolescentes acolhidos
22 de maio de 2023 às 16:01
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Neste mês de maio, a Unidade de Acolhimento Institucional II de Pinhais (Uaip 2) recebeu materiais esportivos e educacionais por meio de valor arrecadado entregue pelo Rotary Club e o Interact Club de Pinhais. O valor de R$ 5.114,47 foi destinado para a realização do projeto “Mural da Expressão” e para a composição de uma sala de jogos no equipamento público da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A conversa entre o Rotary e Uaip 2 iniciou no ano passado, quando foi apresentado o projeto de atividades culturais. O projeto foi apresentado e aprovado no Rotary Club de Pinhais, que mobilizou o grupo do Interact e arrecadou fundos para a compra dos itens.

A sala de jogos inclui uma mesa de pingue-pongue, tabela de basquete infantil, campo de futebol de botão, mesa de pebolim, kit completo de tênis de mesa, blister de bolinhas de tênis de mesa, 4 bolas de futebol, 2 bolas de basquete e 2 raquetes de tênis de mesa. Já para o projeto “Mural da Expressão” foram adquiridos rolos e garfos para pintura, pincéis de diferentes tamanhos, lixas, óculos de proteção, copos plásticos para catalisar, bandejas para pintura, suporte para lixa, tintas e corantes, palitos de sorvete, palitos de bambu para churrasco e lápis de diferentes espessuras.

Segundo Louize Mari da Rocha, representante do Rotary e gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação, o projeto é fundamental para o ambiente da Uaip 2, uma vez que se trata de um processo de ressignificação individual e coletiva do espaço. “Isso permitirá uma integração dos adolescentes com a casa e entre si. A possibilidade de interagir e personalizar o ambiente, com a visão e participação dos acolhidos, além de desenvolver um processo criativo e estimular o raciocínio perante um tema proposto, tornará o ambiente mais acolhedor e poderá apresentar um possível interesse que possa se relacionar com alguma área de atuação futura”, pontua.

O objetivo geral do projeto “Mural da Expressão” é o de desenvolver murais artísticos no ambiente da casa, construídos coletivamente a partir de telas e/ou pinturas temáticas nos muros. Entre os objetivos específicos, destacam-se: oportunizar o desenvolvimento do senso de coletividade dentro do ambiente da unidade, possibilitar a criação de vínculos afetivos e um sentimento de pertencimento, além de proporcionar a ampliação do repertório de habilidades manuais e teóricas no processo de criação.

Uaip 2

A Unidade de Acolhimento Institucional II iniciou os atendimentos em agosto de 2022, inaugurada a partir da necessidade de atender de forma mais direcionada a demanda dos adolescentes, visto que a Uaip 1 passou a ser mais direcionada ao atendimento das crianças. A Uaip 2 tem capacidade para atender até 10 adolescentes, de 12 a 17 anos e 11 meses.

Atualmente, o coordenador da Uaip 2 é o educador social Luan Batista Martins, que realiza o trabalho junto a outros educadores sociais durante o dia e a noite. A equipe técnica é composta por um psicólogo e uma assistente social, além de equipe de serviços gerais e cozinha. No momento, quatro adolescentes estão acolhidos na unidade. Além de participarem das atividades propostas na unidade, eles estão matriculados na rede estadual de ensino de Pinhais e fazem acompanhamento médico pela Secretaria de Saúde.

Patricia Garbus, gerente de Alta Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial da Semas, explica que o Acolhimento Institucional tem como principal objetivo a promoção do cuidado e a garantia da proteção integral à criança e ao adolescente afastados da convivência familiar por meio de medida protetiva, propiciando ambiente favorável que contribui para a prevenção do agravamento das situações de risco. “Esta medida deve ser mantida durante o período necessário para restabelecer os vínculos com a família de origem, extensa ou substituta, assim como efetivar encaminhamentos para outros serviços da rede de acordo com as especificidades e singularidades de cada caso”, define.