Grande Curitiba

Agência do Trabalhador de Pinhais promoveu mais uma edição do Dia D

Ação ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
26 de setembro de 2023 às 16:45
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na última quinta-feira, dia 21 de setembro, a Agência do Trabalhador de Pinhais realizou a 9ª edição do Dia D – Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS.

O evento contou com a parceria da Apae, que trouxe os alunos para realização de cadastro para procura de emprego, orientação sobre carteira de trabalho digital e dos cursos de qualificação do Programa Capacita Pinhais. Também participaram outras pessoas com deficiência, que puderam consultar vagas disponíveis e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

A diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda, Márcia Ferreira, ressalta o programa da prefeitura que virou projeto de lei: “Nós temos um projeto chamado Capacita Pinhais, que foi aprovado na Câmara Municipal, projeto de lei agora, e que destina uma vaga para pessoa com deficiência em cada curso, que nós iremos oferecer, porque nós queremos incluir as pessoas, dar visibilidade para essas pessoas. Muitas vezes as pessoas com deficiência ficaram à margem da sociedade. É uma luta, por isso que existe esse dia nacional”, encerra Márcia.

No total, foram atendidas 43 pessoas com deficiência, sendo que 14 foram encaminhadas para entrevista.

Presenças

Além da diretora Márcia Ferreira, marcaram presença na abertura do evento a representante da Apae Pinhais, Elaine Leila; a intérprete de Libras, Izabel Itararé; além de representantes das empresas Fibracem e Atacadão.