Grande Curitiba

Conselheiros tutelares eleitos tomam posse nesta quarta-feira (10)

Representantes escolhidos pela comunidade assumem mandato até 2028
10 de janeiro de 2024 às 18:08
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Tomaram posse nesta quarta-feira (10) os conselheiros tutelares e suplentes eleitos para o Conselho Tutelar de Pinhais. O colegiado escolhido pela população assume o mandato de 2024 até 2028. A cerimônia de posse foi realizada durante a manhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença da prefeita Rosa Maria e demais autoridades.

Com mais de 6 mil eleitores, o pleito foi decidido no dia 1º de outubro de 2023, quando foram anunciados os membros da nova gestão. Entre os dias 17 e 20 de outubro, o município sediou uma capacitação aos Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Curitiba eleitos para a gestão de 2024-2028 – evento organizado pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pinhais (CMDCA).

A participação expressiva da comunidade no processo de escolha dos representantes foi exaltada nos discursos das autoridades. “O que chamou a atenção dessa eleição do Conselho Tutelar foi a participação recorde, o envolvimento que a gente viu da sociedade. As pessoas estão cada vez mais politizadas, estão tomando consciência da importância dos cargos não só dos conselheiros tutelares mas de outros órgãos da sociedade civil. Também destaco o empenho da comissão eleitoral que foi extremamente competente”, disse o chefe do Cartório Eleitoral de Pinhais, Daniel Behar Ribeiro.

Mais de 160 servidores trabalharam no dia da votação. Para Damiane Mançasz, presidente do CMDCA, o envolvimento da sociedade no processo democrático reflete o empenho de todas as pessoas na organização. “Tivemos muitos desafios e conseguimos superar todas as dificuldades. Agradeço a comissão eleitoral e todos os conselheiros governamentais e não-governamentais pela eficiência e qualidade, além do apoio do Ministério Público, os servidores da Procuradoria-Geral do Município e o Tribunal Regional Eleitoral que disponibilizou as urnas e ofertou treinamento para a operacionalização dos equipamentos no dia da eleição”, destacou.

Damiane também reforçou que “garantir, assegurar e defender os direitos das crianças e adolescentes é dever de todos nós, família, sociedade e Estado. Os membros do Conselho Tutelar possuem papel fundamental para garantir que toda criança e adolescente possa se desenvolver de maneira plena, sem violações e negligências dos seus direitos e que constantemente possamos avaliar a nossa prática profissional dentro desse período de quatro anos”, completou.

A prefeita Rosa Maria agradeceu ao colegiado que encerrou o mandato anterior, a comissão eleitoral e todos os envolvidos no processo democrático, e desejou sucesso para a equipe que começa hoje (10). “O papel principal do Conselho Tutelar é cuidar, garantir e proteger os direitos da nossa infância e juventude e, para isso, nosso município tem trabalhado fortemente, na parte da legislação, na parte da infraestrutura, para promover as políticas públicas para atender bem essa faixa etária. Porque se não cuidarmos desses pequenos, não teremos uma juventude saudável, com perspectivas”, finalizou.

Após as falas das autoridades, os conselheiros e suplentes eleitos fizeram o juramento e assinaram o termo de posse. Receberam o diploma: Angela Augusta Ferreira da Silva (1º Titular), Adriana Aparecida dos Santos (2º Titular), Cristina Messias da Silva de Oliveira (3º Titular), Rúbia Carla Madureira (4º Titular), Josiane Brasil (5º Titular), Rubens Danielski (1º Suplente), Mário Sérgio Simião (2º Suplente), Claudecir dos santos Rodrigues (3º Suplente) e Antonio Veridiano Açunção de Assis (4º Suplente). O 5º Suplente eleito não compareceu à posse.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento os secretários municipais de Administração, Vinicius Martins, de Assistência Social, Rosangela Batista, de Governo, Márcio Mainardes, de Saúde, Adriane Carvalho, o procurador geral do Município, Edson Galdino; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Sousa, Paulão e Tomé; as presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Eunice Rufino, e dos Direitos da Pessoa Idosa, Riceli Padilha.