Grande Curitiba

Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno de Pinhais completa 10 anos

A Remaam é formada por agentes comunitárias de saúde, auxiliares e técnicas de enfermagem e de saúde bucal, enfermeiras, dentistas e médicas. A rede dá apoio ao aleitamento materno atendendo gestantes, nutrizes, bebês e familiares
16 de abril de 2024 às 12:26
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Para celebrar os 10 anos da Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno de Pinhais a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um encontro que teve como objetivo aprimorar os conhecimentos dos profissionais a respeito do tema. Realizado no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, na última quinta-feira (11), o evento reuniu profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. A ação também teve o intuito de dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas apoiadoras sentinelas das equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) e do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

A Rede Municipal de Apoio ao Aleitamento Materno (Remaam) é formada por agentes comunitárias de saúde, auxiliares e técnicas de enfermagem e de saúde bucal, enfermeiras, dentistas e médicas. A equipe dá apoio ao aleitamento materno atendendo gestantes, nutrizes, bebês e familiares. Além das USFs, também conta com a presença das sentinelas a Unidade de Saúde da Mulher, importante ponto de apoio e que também é posto de coleta de leite materno no município para o Hospital Universitário Mackenzie.

A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, enfatiza a dedicação e cuidados sobre o tema no município. “Chegamos à marca de 10 anos e podemos perceber o quanto nossa rede se desdobra para atender sempre bem e melhor. Desde quando discutimos a organização do serviço, nesse processo de organização, pensamos em cada detalhe, do atendimento à gestante e puérperas no sentido de garantir a atenção às necessidades dessa parcela da população”, destaca.

“Em termos de Brasil, somos um dos poucos municípios a ter toda uma organização, ter certificação das nossas unidades. Isso demonstra este olhar qualificado também para essa temática tão importante. Nesse sentido, pensando nesse processo de integração, reabrir o nosso Hospital e Maternidade e alcançar a certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, tendo como base os atendimentos referentes ao incentivo ao aleitamento materno. São grandes conquistas que devem ser valorizadas e mantidas”, comenta a secretária.

Para a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Deaps), Viviane Maysa Tomazoni, o trabalho em equipe e o apoio entre os envolvidos garantem o sucesso da iniciativa no município. “Este é um momento de celebrar os avanços alcançados nesses anos e temos só motivos para agradecer o trabalho desenvolvido pela equipe aqui em Pinhais. Sempre comento que nossas profissionais são peritas neste assunto e proporcionam um atendimento de excelência para a população”, ressalta.

A continuidade do evento que marcou a comemoração dos 10 anos da Remaam contou com a realização das seguintes palestras:

  • “Aleitamento materno: a importância do trabalho em rede na atenção primária à saúde”, ministrada pela nutricionista e doutora em saúde da criança e adolescente pela Universidade Federal do Paraná, Carolina Belomo de Souza.
  • “Sensibilização e atualização em aleitamento materno para profissionais da atenção primária à saúde” proferida pela enfermeira Ana Lúcia dos Anjos Lima da Silva, responsável pelo banco de leite do Hospital Universitário Mackenzie.