Grande Curitiba

Unidades escolares de Pinhais recebem atividades em homenagem aos povos indígenas

As ações tiveram o intuito de celebrar a diversidade e cultura dos povos originários
13 de maio de 2024 às 16:23
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Durante o mês de abril, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu diversas ações em menção ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19. As atividades tiveram o intuito de celebrar a diversidade e cultura dos povos originários.

“Este tipo de abordagem, de maneira regular e transversal em relação aos conteúdos que integram o currículo da Educação Infantil é fundamental. Permitindo que as crianças cresçam livres de preconceito em relação aos povos e culturas indígenas. A aprendizagem sobre a diversidade que caracteriza os povos originários, principalmente a partir do contato, das falas das próprias pessoas indígenas, torna estas questões naturais para as crianças. Quando tornamos algo que era visto de maneira distante, mesmo como algo exótico, como algo comum, presente em nosso cotidiano, potencializamos a empatia, o respeito”, destaca Anadir dos Reis Miranda, chefe da Seção de Apoio à Diversidade.

Entre as ações mencionadas, destacam-se as realizadas nos dias 22 e 25 de abril pelos Cmeis Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Milton Santos, que receberam integrantes do povo Kariri-Xocó, Grupo Nhinkandeá, cuja aldeia está localizada no estado de Alagoas, nas margens do Rio São Francisco. A ação foi organizada pela diretora Cintia Konopka e pela pedagoga Danielly Mello, no Cmei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; no Cmei Milton Santos, pela diretora Marisa Maria Macario da Silva. O grupo de indígenas do povo Kariri-Xocó desenvolveu várias atividades com as crianças e professores, como danças, brincadeiras e bate-papo sobre aspectos culturais. Ao final, houve exposições de objetos da cultura indígena Kariri-Xocó, que puderam ser visitadas pela comunidade.

“O objetivo destas ações, que integram uma gama de projetos e abordagens sobre a história e culturas dos povos originários desenvolvidos pela equipe da unidade desde início do ano, é promover junto às crianças e famílias visões mais respeitosas e acolhedoras em relação aos povos indígenas, livres de estereótipos e preconceitos”, explica Anadir.

Algumas unidades educacionais também desenvolveram ações voltadas para a formação docente. Durante o Momento Pedagógico realizado no dia 26 de abril, a Escola Municipal Maria Cappellari promoveu uma oficina sobre Grafismos Karajá em bonecos com resíduos têxteis, a partir da parceria com pesquisadoras da UTFPR. “A ação formativa permitirá aos professores e professoras a abordagem de aspectos da cultura deste povo em suas aulas”, completa Anadir.