Grande Curitiba

Profissionais de Educação participam de formação do Programa MobilizAção

Os professores envolvidos na ação farão o atendimento de 66 grupos, totalizando aproximadamente 500 educandos
11 de junho de 2024 às 11:29
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu a primeira formação de 2024 do Programa MobilizAção – Reforço Escolar para Recomposição das Aprendizagens. O encontro reuniu 33 professores no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe II), localizado no bairro Weissópolis.

Os profissionais farão o atendimento de 66 grupos, totalizando aproximadamente 500 educandos. “Esta primeira formação teve o intuito de apresentar o programa, seus objetivos e os instrumentos de registro que serão utilizados pelos professores que realizarão o atendimento com as crianças. Além disso, na oportunidade foi abordada a temática dos direitos de aprendizagem contemplados na Proposta Pedagógica Curricular do Município de Pinhais, que devem permear a prática pedagógica neste programa, juntamente com o princípio de brincadeiras, interações e ludicidade”, destaca a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas.

Sobre o programa

A suspensão das aulas presenciais durante a pandemia da Covid-19 levou as equipes pedagógicas da Semed e de cada unidade escolar a elaborar um plano de ações com as crianças em ensino remoto. “Foi assim que os blocos de atividades impressos começaram a atender a demanda educacional. Porém, a preocupação referente à dificuldade no processo de ensino e aprendizagem, devido à distância do professor e educando, iniciou um movimento das equipes que originou o programa MobilizAção, implementado com a lei municipal nº 2.632 de 2022”, contextualiza a secretária de Educação, Andrea Franceschini.

De acordo com a secretária, a decisão de implementar um programa de recomposição de aprendizagens pautou-se em avaliações diagnósticas realizadas em âmbito municipal e realizadas pelos professores com o retorno presencial pós-pandemia. “Para as aulas, cada comunidade escolar organizou os grupos de atendimento de acordo com as possibilidades das famílias, contraturno, extensão de horário ou aos sábados”, explica.

Atualmente estão sendo atendidos educandos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino. Em julho, os atendimentos serão ampliados para os 2º, 3º e 5º anos. Em dois anos, mais de 4 mil estudantes já foram atendidos por meio da iniciativa.