Grande Curitiba

Tem início a 12ª edição do Seminário Internacional de Educação de Pinhais

De forma presencial e virtual, o evento reúne a participação de mais de 2 mil pessoas
4 de julho de 2024 às 16:12
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira (3), teve início em Pinhais a 12ª edição do Seminário Internacional de Educação. A iniciativa é realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis. De forma presencial e virtual, o evento reúne a participação de mais de 2 mil pessoas.

Neste ano, o seminário tem como tema “Enfrentando as desigualdades educacionais, promovendo a cidadania e diminuindo as diferentes formas de discriminação”. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento segue até a próxima sexta-feira (5).

Na abertura do seminário, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a conquista alcançada pela educação do município ao ser considerada a 2ª melhor do Paraná. “O sonho da realização desse evento só foi possível porque, lá em 2011, quando eu era secretária de Educação, ousamos sonhar. Décimo segundo seminário e quantas pessoas foram impactadas nessa história, quantos profissionais não nos fizeram rever nossos conceitos, quantas reflexões, quanta melhoria na prática pedagógica. Avançamos muito, com certeza, e essa evolução se reflete ao conquistarmos o Prêmio Band Cidades Excelentes como a segunda melhor educação do Estado. Esse prêmio nos honra, nos orgulha demais, ficamos imensamente felizes. É essa a educação com a qual construímos uma sociedade melhor, uma Pinhais melhor, afinal, nesse mesmo prêmio, fomos considerados, pelo segundo ano consecutivo, o município mais sustentável do Brasil”, destaca.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, salienta a importância da temática tratada nesta edição do seminário. “Já há alguns anos estamos trabalhando essa questão da equidade na Rede Municipal de Ensino. A redução das desigualdades é um tema que está muito emergente em todas as discussões. Todas as ações que fizemos ao longo destes anos se refletem nos índices que temos alcançado. Agradeço e enalteço toda a equipe que atua na educação, esse prêmio é de vocês. Entre 399 municípios, conquistarmos o segundo lugar é muito importante”, celebra.

Representando a UTFPR, a professora Tamara Van Kaick enfatizou a atuação da gestão da educação no município.“Gostaria de parabenizar toda a gestão, uma gestão feminina aqui em Pinhais por tratar desses temas que são muito importantes para nossa sociedade brasileira e eu fico muito honrada em estar aqui. Em nome da Universidade Tecnológica Federal do Paraná gostaria de dizer que essa parceria nos traz muita alegria, traz muitos frutos. É uma caminhada que já vem acontecendo há algum tempo e que gostaríamos de continuar nossas parcerias. Então, eu desejo um excelente seminário a todos e que daqui saiam muitas boas experiências, troca de ideias e que a gente possa sempre fortalecer essa caminhada na educação”, comenta.

O primeiro dia de evento contou com as seguintes palestras: “Equidade na educação: desafios atuais”, com Telma Ferraz Leal, de Pernambuco. “O Acolhimento de Crianças e Estudantes Migrantes e seus Direitos de Aprendizagem”, com Fernanda Deah Chichorro Baldim (PR), Elisa Novaski Cordeiro (PR), Jeniffer Imaregna Alcântara de Albuquerque (PR) e Bárbara Elisa Marques (PR). “Os Desafios para a Efetivação da Educação das Relações Étnico-Raciais e do Ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena: Avançar é Preciso”, com Lucimar Rosa Dias (PR) e Célia Ratusniak (PR).

Nesta quinta-feira (4), o evento contou com a palestra Internacional “A Relação com o Saber: Papel dos Educadores em Tempos Contemporâneos”, com Bernard Charlot (Paris/França). Também foi ministrada a palestra “Leitura Literária e Infância: Construindo Percursos Leitores”, com Elisa Dalla-Bona (PR).

Na sexta-feira (5), serão promovidas as palestras: “Espaços e Tempos das Ações Docentes- Atuando para Diversidade e Equidade”, com José Francisco Soares (MG). “Despertando a Criatividade nos Processos de Desenvolvimento e Aprendizagem Matemática com Foco nas Ideias Originais das Crianças”, com Ana Ruth Starepravo (SC). “Redefinindo, Mediando e Enfrentando as Desigualdades Educacionais”, com Ana Lorena Bruel (PR). “Relações na Educação: Olhar para quem Educa”, com Eduardo Shinyashiki (SP).