Grande Curitiba

Mais de 1.800 estudantes são atendidos pelo Programa Mobilização neste ano em Pinhais

A iniciativa tem trazido resultados positivos para a superação de defasagens do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, em razão do período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia de Covid-19
11 de novembro de 2024 às 16:39
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), desde o ano de 2022, promove o Programa de Reforço Escolar para Recomposição das Aprendizagens – MobilizAção. A iniciativa tem trazido resultados positivos para a superação de defasagens do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, em razão do período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia de Covid-19.

Neste ano, mais de 1.800 alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino estão sendo atendidos. “São 189 grupos de educandos em atendimento e temos hoje 130 professores trabalhando no programa. Somente no ano passado, foram investidos em torno de R$1,4 milhão. A decisão de implementar um programa de recomposição de aprendizagens pautou-se em avaliações diagnósticas realizadas pelos professores com o retorno presencial pós-pandemia”, destaca Raquel Simas, diretora do Departamento de Ensino da Semed.

A ação nasceu em meio a suspensão das aulas presenciais no período pandêmico. “Esse contexto levou as equipes pedagógicas da Semed e de cada unidade escolar a elaborar um plano de ações com as crianças em ensino remoto. Foi assim que os blocos de atividades impressos começaram a atender a demanda educacional. Porém, a preocupação referente às perdas de aprendizagem, devido à distância do professor e aluno, iniciou um movimento das equipes que originou o programa Mobilização”, contextualiza Raquel.

Implementado pela lei municipal nº 2.632 de 2022, o programa promove aulas extras no contraturno ou aos sábados, por meio da organização de cada escola. Para os alunos matriculados nas Escolas Integrais em Tempo Ampliado, o atendimento é realizado no período da tarde, durante o horário de aula. Para conduzir os trabalhos, profissionais da educação do quadro próprio da Prefeitura recebem uma bolsa, conforme critérios estabelecidos pela Semed.