Cultura Hip Hop é exaltada durante apresentações do Projeto Poeta Mirim em Pinhais
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu as apresentações referentes ao Projeto Poeta Mirim – 2024. A iniciativa é realizada no município desde 2010 e tem como objetivo principal a produção de textos do campo artístico e literário da língua portuguesa.
Foram apresentadas produções de RAP (“Rhythm And Poetry”, que significa “Ritmo e Poesia”) desenvolvidas nas Oficinas de Música Popular/Urbana por estudantes do 5º ano; e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que participaram de Oficinas de Música Popular Brasileira, nas quais foram produziram paródias.
Os temas para a composição dos RAPs e das paródias foram: ciência e tecnologia; educação ambiental; educação para o consumo; direitos da criança e do/a adolescente; educação em direitos humanos; educação para o trânsito, processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso; vida familiar e social; combate à violência contra as mulheres; diversidade cultural; educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras e educação para as relações étnico-raciais; ensino da arte e suas expressões (artes visuais, dança, música e o teatro).
Atentos na plateia estavam Joselia dos Santos de Lima e Willian Romão de Lima, papais da Heloísa, estudante da Escola Municipal Felipe Zeni. “Nossa filha está muito animada com a apresentação, é um momento muito especial para todos eles. É algo diferente, foge do dia a dia, isso os anima e nos deixa emocionados”, comenta o casal.
“Este ano, o gênero escolhido para ser representado foi o RAP e a proposta era unir o gênero musical e textual trazendo toda a cultura Hip Hop, que envolve muitas formas de expressão. A temática foi desenvolvida em oficinas com os educandos e educandas nas escolas”, destaca Andrea Franceschini, secretária de Educação.
“Sabemos que, para chegar nesse momento de apresentações, há toda uma preparação que envolve várias pessoas. Por isso, gostaria de agradecer o empenho de todos os envolvidos, mas acima de tudo, às famílias, porque sem a parceria, sem o apoio, sem a confiança de vocês o resultado não seria o mesmo. Então, obrigada de coração pelas pessoas que realmente se envolvem para fazer. Educação é um ato de coragem, um ato de amor”, ressalta a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.
“O Hip Hop é uma cultura muito interessante que por muitos anos foi discriminada, marginalizada. É uma manifestação cultural que precisamos valorizar. Como professora, fico feliz por nossas crianças estarem sendo estimuladas e terem contato com este estilo que envolve música e poesia”, completa a prefeita.
Ao ministrar as oficinas, o professor Felipe Oliveira enalteceu a riqueza de elementos pertencentes à cultura Hip Hop. “Desenvolvemos o grafite também como forma de expressão, de arte, como parte dessa cultura tão vasta que engloba tantos detalhes. Queria muito agradecer as pessoas que esquentaram muito meu coração nesse projeto, as crianças de todas as escolas municipais que trouxeram tanto talento. As equipes, diretores, coordenadores, professores por enxergarem o potencial desse projeto”, afirma Felipe.
A apresentação, que foi um diferencial desta edição do evento, ficou por conta das professoras Mari Ellen Pontes e Elaine Siqueira de Amorim acompanhadas pelo DJ Bruninho. Em meio a rimas e irreverência, as MCs Ma e Nany chamavam ao palco os estudantes para as apresentações. Também prestigiaram as apresentações o presidente da Câmara, vereador Marcinho e os vereadores Carlinhos do Eliza e Fabrício Sousa.