Grande Curitiba

Jovem de Pinhais vence Copa Internacional de Nado Artístico Infantil

Melina Cassemiro dos Santos, de 12 anos, trouxe medalhas para Pinhais em competição disputada no Uruguai
11 de dezembro de 2024 às 18:16
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A jovem Melina Cassemiro dos Santos, de apenas 12 anos, brilhou nas piscinas de Montevidéu, no Uruguai, e trouxe medalhas de ouro conquistadas na Copa Biguá, nos dias 29 e 30 de novembro deste ano. Competindo contra equipes de Argentina, Chile, Guatemala e Uruguai, Melina ficou em 1º lugar nas modalidades Solo, Dueto Livre Infantil e Equipe Infantil, além de faturar a 2ª posição por Equipe na categoria Juvenil.

Para que chegasse à competição internacional, a pequena nadadora subiu aos pódios no Campeonato Paranaense, no dia 13 de outubro, em Curitiba, quando foi 1º lugar por Equipe, Dueto e Acrobática, nas categorias Infantil.

Depois do estadual, foi para o Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Nado Artístico, o principal do país para as duas categorias. Realizado nos dias 14 a 17 de novembro no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, Melina se sentiu em casa, já que treina no local, chegando ao 3º lugar no Dueto Livre Infantil. 137 atletas de 12 clubes se inscreveram no evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, em parceria com a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná e o Santa Mônica Clube de Campo.

Com tanta dedicação e gosto pela arte nas piscinas, já dá para imaginar um pouco do orgulho que a mãe de Melina, Erica Freitas Dos Santos, sente pela filha. “Ver minha filha superar obstáculos com perseverança, crescendo como atleta e pessoa é um orgulho indescritível. Lembro-me dos primeiros campeonatos, pequenina, precisando de ajuda, para prender o cabelo e passar gelatina, com o maiozinho cheio de brilho. Hoje, é uma campeã, não apenas por medalhas ou títulos, mas por sua determinação e resiliência. Cada sacrifício, cada gota de suor, cada lágrima e cada sorriso valeram a pena. Ela me ensina que limites são apenas desafios a serem superados. Estou aqui para apoiá-la, sempre. Seja nas vitórias ou nas derrotas, será sempre minha heroína”, declara. “Continue brilhando, filha. O mundo precisa de mais mulheres fortes, incríveis e maravilhosas, como você, te amo muito”, deseja a mãe.

Nado em família

Estabelecida no bairro Atuba, em Pinhais, a família conta com mais uma nadadora artística, Marina Cassemiro Lledo dos Santos, irmã um ano mais velha de Melina. Em 2023, Marina conquistou o primeiro lugar nos dois solos que disputou, no Campeonato Brasileiro Interclubes Júnior de Nado Sincronizado. Essa foi a primeira competição de âmbito nacional disputada por ela, realizada no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro.