Grande Curitiba

Pinhais inicia aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue

Borrifação é feita em locais monitorados pela Secretaria de Saúde, conhecidos como pontos de risco para a multiplicação do mosquito; Residual, produto tem duração de até 60 dias
22 de janeiro de 2025 às 17:49
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começou nesta quarta-feira (22) a aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue. A ação é realizada em imóveis monitorados pelas equipes de vigilância ambiental do município, conhecidos como ponto de risco para proliferação do vetor.

A técnica de borrifação é executada pelos agentes de combate a endemias e tem efeito residual, que pode durar até 60 dias no ambiente. Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde de Pinhais, explica que “esses locais são conhecidos como ponto de risco, de pessoas em situação de acumulação, que são locais de alto e médio risco para proliferação do vetor, então a medida do inseticida é justamente porque tem um efeito residual de 60 dias, atuando contra o mosquito. Mesmo assim os agentes fazem vistorias mensalmente nos locais”.

A aplicação do inseticida está incluída na rotina das equipes e se soma aos métodos de enfrentamento da doença, como as armadilhas para as fêmeas do mosquito, conhecidas como ovitrampas – são 150 instaladas em todas as regiões do município.

Até o momento, foram detectados 43 focos do mosquito Aedes aegypti em Pinhais, e 14 casos confirmados de pessoas com dengue.

Disque Dengue

Além dos imóveis já monitorados, denúncias também podem ser enviadas às equipes de Vigilância em Saúde pelo Disque Dengue (41) 98500-3326.