Casamento Coletivo reuniu histórias emocionantes em mais uma edição

COM ASSESSORIAS – O auditório do Cenforpe recebeu na noite do último sábado, dia 29 de março, mais uma edição do Casamento Coletivo, que integra o programa Justiça no Bairro. A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove o evento em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, Sistema Fecomércio, Sesc e Senac. Mais de 1.500 casais já realizaram a união por meio do programa. Apenas nesta edição, foram 54 casais oficialmente unidos, reunindo histórias emocionantes. Vestidos a caráter, as noivas e noivos, acompanhados de familiares e amigos, lotaram o local inteiramente decorado, ao som das músicas interpretadas pela dupla Íris e Isadora.
“Quando a família se fortalece, nossa cidade é melhor, e o casamento coletivo tem essa dimensão, da construção dessa família através do amor”, disse a prefeita Rosa Maria, na abertura do evento. “Eu sou casadíssima há 40 anos com meu esposo, Jota, e o casamento tem altos e baixos, não são apenas flores. Mas são nos momentos difíceis em que nos fortalecemos porque casamento é troca, é entrega, é perdão. É uma planta que precisa ser regada e cuidada todos os dias. Quero desejar a vocês muitas felicidades. Que o amor, o perdão e o companheirismo façam parte do dia a dia de vocês. Eu sei que o amor de vocês se expande para a família e torna Pinhais uma cidade mais generosa, onde o ser humano é ainda mais valorizado”, declarou.
“A família é o sustentáculo de toda a nação. Se temos uma família estável, com certeza, nós teremos uma sociedade próspera e unida”, disse a desembargadora Joeci Machado Camargo, do Tribunal de Justiça do Paraná. A doutora Joeci, como é conhecida, também seleciona histórias para simbolizar o Casamento Coletivo a cada edição. Histórias como a de Gabriella da Silva Maia, então grávida e noiva de Marcello Henrique da Silva – ela precisou adiantar a sua participação na cerimônia para ir à maternidade, já que sentiu contrações mais fortes durante o evento. Ou de Letícia Pereira dos Santos, noiva de Victor Eduardo Custódio Bedin, que simbolizou a inclusão de pessoas com deficiência nesta celebração de cidadania.
Já o relato da noiva Eloisa Fernanda Ferreira Portella foi exemplo para as dezenas de casais. Ela e o agora marido, Tiago Pontes dos Santos, enfrentam situação de rua, mas com o apoio das equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Pinhais, estão superando dificuldades e dando passos importantes para a retomada da autonomia. “Estou unida com meu cônjuge há quase 14 anos, é um momento muito especial pra mim, porque eu nunca me vi assim, casada, ou vestida de noiva, sempre foi um sonho distante”, disse Eloisa, no palco do Cenforpe, vestida de noiva, com seu buquê, ao lado do noivo Tiago.
“No momento em que o conheci, eu estava passando por momentos difíceis, minha falecida mãe brincou: ‘coitado, esse é só mais um que vai sofrer na mão dela’, e eu falei: ‘não, mãe, dessa vez vou fazer valer a pena’, me tornei uma mulher diferente por ele”, lembrou. “É difícil se ajustar, se adaptar, viver o dia a dia, passamos por muitas tribulações, tivemos problemas com drogas, perdi tudo que eu tinha, mas o meu bem maior está aqui do meu lado hoje, meus amigos, família, e existe algo maior que isso, um Deus lá em cima e a minha mãe que deve estar muito feliz por mim, queria muito que ela estivesse aqui. Temos passado por momentos difíceis ainda, porque estamos nos superando, é uma atitude de fé que estamos dando hoje, é possível mudar, é possível ter uma vida nova, e é isso que estamos buscando”, finalizou.
Presenças
Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Marcinho, as secretárias municipais de Assistência Social, Andrea Franceschini, e de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Pioco, a vereadora Haline Siroti, e os vereadores Amarildo Amaral e Arnaldo do Vizinho Solidário; Francisco José Barbosa Nobre, oficial designado do Cartório Civil de Pinhais; Marcio Renaldin, gerente do Sesc São José dos Pinhais; o secretário estadual da Administração e da Previdência do Paraná e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart; a deputada estadual e ex-prefeita de Pinhais, Marli Paulino; Neda e Lourenço, Miss e Mister Melhor Idade de Pinhais.