Indústria de carnes de Pinhais obtém certificação para vender em todo o Brasil

COM ASSESSORIAS – Mais uma empresa de Pinhais conquistou a certificação no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que permite expandir a comercialização da produção para todo o território nacional. Desta vez, a qualificação foi obtida pela Quali Alimentos, que fabrica carnes desfiadas congeladas.
O selo foi concedido pelo Serviço Municipal de Produtos de Origem Animal de Pinhais (SIMPOA), que desde 2023 tem o mesmo status que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para avaliar a qualidade e segurança alimentar desses itens. A equivalência de status se deu pela adesão do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp) ao Mapa, entidade da qual o município de Pinhais faz parte.
A Quali Alimentos iniciou as operações em 2015 em uma cidade vizinha, mas se mudou para Pinhais em setembro de 2024, em busca de apoio para ampliar o negócio. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), desenvolveu um projeto adequado às exigências do SISBI-POA e construiu a sede da indústria no bairro Estância Pinhais.
Para celebrar a conquista do selo, em meados de março os proprietários da Quali Alimentos, Ivonete Cardoso e Marcio Bieda abriram as portas da linha de produção para a prefeita Rosa Maria, a presidente do Comesp, Karime Fayad, prefeita de Rio Branco do Sul, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho, o diretor de Agricultura e Abastecimento de Pinhais, Bruno Sítima e as equipes técnicas de médicas veterinárias do SIMPOA de Pinhais e do Comesp.
“Nossas equipes sempre buscaram esse aprimoramento, e o Comesp fez toda a diferença, junto com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação”, agradeceu a prefeita Rosa Maria na ocasião. Segundo ela, a prefeitura permanece de portas abertas a todas as empresas que pretendem se desenvolver em Pinhais, gerando emprego e renda para a população.
Mais empregos
A Quali Alimentos tem 16 funcionários e ainda em abril pretende ampliar esse número. A tendência é que surjam novas vagas de emprego. Com o selo SISBI e abertura para todo o mercado nacional, a indústria tem potencial de elevar a produção das atuais 4 toneladas para 20 toneladas por mês.
“Construímos a fábrica de acordo com um projeto específico para atender todas as exigências do SISBI. Não foi fácil, demandou muitos investimentos, mas agora o leque da clientela já está se abrindo”, comemora Ivonete. A empresa adquire carne in natura resfriada e é responsável por todas as etapas: cortar, temperar, cozinhar, desfiar, embalar e congelar.
No início de 2015, a Quali fabricava pizzas pré-assadas e congeladas. A maior demanda era pelas opções com frango desfiado, mas a produção consumia muito tempo e os empresários procuraram pelo produto pronto. Fizeram acordo com uma fábrica do interior do estado, para distribuir o produto na região de Curitiba. Em seguida começaram a desenvolver a fabricação própria, e a pizzaria foi deixada de lado já no final daquele ano.
“Nosso sonho sempre foi ter o SISBI para abrir as portas do mercado nacional, mas alguns fiscais nos desanimaram, dizendo que era muito difícil cumprir com os requisitos, por serem semelhantes aos dos frigoríficos. Depois soubemos de uma pequena leiteria do interior que conseguiu, e logo vimos uma empresa de Pinhais que também conseguiu”, conta Ivonete. Ela faz menção à indústria de pescados Kairós, que foi certificada no fim de 2023. A partir daí, procuraram a Prefeitura de Pinhais, que deu todo o apoio para a fábrica se instalar na cidade e obter a certificação.