Trilhas sensoriais e ambientais marcam Tour do Dia Mundial das Abelhas

COM ASSESSORIAS – Em comemoração ao Dia Mundial das Abelhas, em 20 de maio, a Prefeitura de Pinhais promoveu um roteiro temático com o ônibus da Linha Turismo. Cerca de 30 pessoas participaram do passeio, que incluiu trilhas pelos jardins de mel do Bosque Jerivá, Parque das Araucárias e Horto Municipal. Entre os participantes havia moradores de Pinhais e de outros municípios da região metropolitana e pessoas de várias idades e profissões.
O objetivo do evento foi destacar a relevância das abelhas sem ferrão para a biodiversidade e o meio ambiente. Com a polinização, elas garantem a reprodução das plantas e a qualidade nutricional de muitas espécies frutíferas, sendo essenciais para a sobrevivência dos ecossistemas na Terra. Para conscientizar a população sobre a importância dessa espécie, foi instituído o Dia Mundial da Abelha em 20 de maio.
Para marcar a data, o Departamento de Turismo, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), criou um roteiro inédito. “A nossa ideia é dar um bom uso aos equipamentos públicos e para cada data comemorativa, fazer um roteiro especial, para que os turistas entendam que Pinhais tem muitos espaços bons para conhecer, de qualidade, seguros e com uma natureza belíssima”, afirmou a diretora do departamento, Fabiana Moraes Miguel.
O passeio teve início no Bosque Jerivá, no bairro Alto Tarumã, onde foi instalado um Jardim de Mel. O diretor da Divisão de Manutenção de Equipamentos e Produção, Daniel Marcelo Netzel, fez a apresentação sobre a meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão, e deu explicações sobre a criação de abelhas.
No Parque das Araucárias, no bairro Alphaville Graciosa, a associação de moradores também instalou um jardim de mel, com caixas de variados tipos de abelhas. Os turistas fizeram uma caminhada imersiva pelo bosque e depois seguiram para o Horto Municipal, onde degustaram produtos feitos à base de mel e conheceram o Centro Municipal de Educação Ambiental.
A guia de turismo de Pinhais, Kaohana Andrade, fez a apresentação do tour. “Dia 20 é o Dia Mundial das Abelhas e também o Dia do Pedagogo. Então nós pensamos em trazer essa informação unificada, pensar no desenvolvimento, na educação ambiental. Quando as pessoas entendem o porquê desses espaços, porque precisam ser cuidados para nossa fauna, nossa flora, o ser humano acaba só ganhando bons frutos e ficando com a parte boa de tudo isso”, afirmou.
Difusão de conhecimento
Entre os turistas participantes, muitos pretendiam levar os conhecimentos adquiridos com o passeio para outras crianças e jovens. A coordenadora pedagógica da escola Trilhando o Futuro, Meire Rodrigues, e a professora Bianca Aparecida de Souza, buscavam inspiração para realizar projetos com crianças da Educação Infantil. “Uma das turmas deste ano se chama Turma da Abelha, e por uma feliz coincidência vimos o tour. Viemos conhecer para pensar em possíveis visitas com as crianças, ou até para ter uma casinha de abelha na nossa escola”, disse Meire.
O objetivo de Maria Aparecida Abreu de Oliveira, coordenadora do Clube de Desbravadores Diamante do Rei da Igreja Adventista do Sétimo Dia, é levar novos ensinamentos aos jovens que frequentam o grupo. “Eu queria aprender sobre o tema e levar para eles, pois temos oficinas para cuidar da natureza, dentro da proposta de trabalhar aspectos espirituais, mentais e sociais”, compartilhou.
O casal Claudio e Vera Wosniak se inscreveu no passeio com a intenção de conhecer melhor sobre jardins de mel e conhecer novos espaços turísticos de Pinhais. “Somos fãs da Linha Turismo. Viemos neste passeio para aprender mais sobre abelhas, porque é bem melhor ver ao vivo do que ficar pesquisando na internet, e ainda mais com esse contato com a natureza”, disse ele.