Projeto Boa Visão entrega óculos a crianças do Espaço de Convivência e Cidadania

COM ASSESSORIAS – Crianças atendidas pelo Espaço de Convivência e Cidadania (ECC) da Prefeitura de Pinhais foram beneficiadas com avaliação oftalmológica e entrega de óculos para os casos de alteração visual. Essa é uma ação humanitária do Rotary Club Pinhais, que tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem de crianças por meio da identificação e tratamento de dificuldades na visão dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A entrega foi realizada no último sábado, 24 de maio, na sede do ECC, no bairro Alto Tarumã, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação. Nas semanas anteriores, equipes da prefeitura fizeram a triagem inicial de 80 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos do ECC. Dessas, 15 foram encaminhadas para consulta no Hospital Barigui de Oftalmologia, em Curitiba, para confirmar a necessidade de tratamento.
No hospital foi feita dilatação da pupila para exame de fundo de olho, aferição da pressão intraocular e outros exames específicos que pudessem indicar qualquer alteração visual nas crianças. Das 15 crianças encaminhadas, 13 receberam prescrição de lentes corretivas, que foram produzidas por empresas parceiras do Rotary Club de Pinhais.
A prefeita Rosa Maria, presente na cerimônia de entrega de óculos para as 13 crianças, destacou a importância de cuidar da saúde dos olhos, que muitas vezes é negligenciada. Ela lembrou que o óculos é uma prótese, pois substitui uma parte do corpo que está danificada. “O óculos é algo que me ajuda a ter uma qualidade de vida melhor. E é algo muito caro, feito especialmente para cada um”. Por esse motivo, a prefeita solicitou às crianças que cuidem bem do objeto e o considerem um belo presente.
A parceria com o Rotary também foi comemorada. “Fico muito feliz que a nossa cidade, com boas parcerias, está conseguindo levar qualidade de vida para as pessoas, principalmente para as nossas crianças, que estão em uma fase tão importante de aprendizagem. As equipes da Assistência, da Educação, fazem um trabalho e o Rotary abraça a causa, porque compreende que contribuir com a comunidade é tornar o mundo um lugar melhor”, acrescentou.
O ECC atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, isolamento ou com defasagem escolar superior a dois anos, entre outras condições. No local são feitas várias atividades de contraturno. Na cerimônia de entrega dos óculos, foi feita apresentação de crianças que fazem aula de dança no ECC.
Também estiveram presentes na cerimônia de entrega dos óculos as secretárias de Assistência Social, Andrea Franceschini e de Educação, Rosângela Batista; a coordenadora do ECC, Elizabete Espínola; e a presidente do Rotary Club Pinhais, Sônia Maria Vieira Schroeder.