Grande Curitiba

Conferência da Cidade reúne população no polo em debate sobre o futuro urbano de Rio Branco do Sul

Evento marca etapa municipal da Conferência Nacional das Cidades e elege representantes para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano
27 de maio de 2025 às 10:18
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – No último sábado (24), no auditório do Polo Universitário UAB Professora Rosina Costa de Moraes, foi realizada a 4ª Conferência Municipal da Cidade de Rio Branco do Sul. O evento reuniu autoridades, especialistas e moradores para elaborar propostas visando a construção de políticas urbanas mais justas, democráticas e sustentáveis, em sintonia com os objetivos e diretrizes da 6ª Conferência Nacional das Cidades.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência foi um importante espaço participativo de escuta e formulação de políticas públicas voltadas à cidade.

Na abertura, o vereador Professor Du Bittencourt destacou a importância de construir a cidade com a participação da sociedade. Já o secretário executivo do ConCidades, Orlando Bonette, lembrou que os 399 municípios do Paraná precisam estruturar conselhos com maior participação da sociedade civil, que agora passa a representar 60% dos membros, conforme nova legislação estadual.

A prefeita Karime Fayad também enfatizou a relevância de momentos como este, que ampliam o debate e fortalecem a cidadania ativa: “É uma oportunidade para ouvir, refletir e fazer valer a voz de cada cidadão”, afirmou.

Durante o evento, a arquiteta e urbanista Constança Lacerda Camargo abordou a necessidade de políticas habitacionais no combate às desigualdades. Já o professor e pesquisador Luiz Belmiro Teixeira, do Observatório das Metrópoles, abordou o contexto histórico do papel social da propriedade urbana e a evolução das legislações ao longo do tempo, que contribuíram para a evolução de políticas públicas voltadas ao direito à cidade.

À tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater três eixos temáticos:

• Articulação entre setores urbanos e políticas públicas;

• Gestão estratégica e financiamento;

• Grandes temas transversais, como sustentabilidade, emergências climáticas, segurança pública, transformação digital e territórios populares.

A conferência foi encerrada com a plenária final, que elegeu as propostas que seguirão para a etapa estadual, os delegados e delegadas que participarão da Conferência Estadual das Cidades e os novos conselheiros e conselheiras para a gestão 2025–2027 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.