Grande Curitiba

Evento premia vencedores do Concurso Literário de Pinhais

1 de outubro de 2021 às 11:48
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Na noite da última quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), por meio do Departamento de Cultura, realizou o evento de premiação do Concurso Literário. Neste ano, a iniciativa teve como tema: “As mulheres podem tudo, mas quais poderes elas querem?”.

Realizado no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann – Auditório Márcio José Moro, o evento reuniu autoridades, servidores da Semel e os vencedores desta edição.

Desta vez a organização criou uma edição especial, porém, com os mesmos objetivos dos anos passados: estimular a escrita literária e criativa de determinado gênero textual – este ano, no caso, o conto, além de revelar novos talentos no município e regiões vizinhas.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, ressaltou que em decorrência da pandemia as atividades tiveram que ficar suspensas, mas agora a secretaria está retomando as ações. “Este é o primeiro evento com presença de público que realizamos. O último ano foi um período muito difícil para a área da cultura, sendo uma das áreas mais afetadas pela pandemia. Todas as atividades da secretaria pararam, mas nos reinventamos e partimos para atividades online. Agora estamos voltando e agradecemos a gestão, a prefeita Marli Paulino e a vice-prefeita Rosa Maria, que nos deram apoio para retornar com as atividades e nos incentivando, além de parabenizar a equipe por todo o trabalho, e por esse concurso que é muito importante e que tem como tema a mulher”, disse.

A prefeita Marli Paulino parabenizou a todos e frisou o objetivo do evento. “Parabenizo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela realização deste concurso, que mesmo com a pandemia, se inovou e promoveu esta edição especial e aos premiados desta noite. O Concurso Literário é uma iniciativa muito importante que incentiva os escritores e revela novos talentos da nossa cidade e também da região”, afirmou a prefeita.

Também estiveram presentes a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; a diretora de Cultura e jurada do evento, Haline Siroti; além dos demais jurados desta edição Anderson Martins, Betina Pilch, Cida Varella e Elaine Biss.

Os vencedores da edição de 2021 foram:

1º lugar – Aléssia Caetano Rosa, com o conto Sala da Porta Vermelha;

2º lugar – Aguinaldo dos Santos, com o conto um Passo à frente;

3º lugar – Daniela Aparecida Rodrigues do Amaral, com o conto Dança Maria.

E receberam menção honrosa, Lilian Deise de Andrade Guinski, com o texto Três Marias e quem mais chegar; e David Ehrlich, com o conto Ícone perdido.