Grande Curitiba

Janeiro Branco reforça a necessidade de cuidados com a Saúde Mental

10 de janeiro de 2023 às 16:42

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo do mês de janeiro, ações informativas sobre a Campanha Janeiro Branco tendo o intuito de mobilizar a população piraquarense a refletir sobre a necessidade de autocuidado relacionadas à Saúde Mental e Emocional.

Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha iniciou em janeiro de 2014 com a ida de psicólogos às ruas para instigar a fala sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional” e “Sentido de Vida”; o que logo contou com o apoio de algumas instituições e das mídias sociais abraçando a temática.

Ela tem seu início no mês de janeiro por ser, de forma simbólica, o iniciar de um novo ciclo com o ano surge, com as pessoas mais propensas a pensarem em suas relações sociais, emoções e em seus sentidos existenciais. O Branco reflete a possibilidade de construção e/ou reconstrução de uma trajetória que pode ser escrita firmando um novo caminhar.

O município de Piraquara por meio da Lei n° 1819/2018, institui o mês de janeiro, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da Saúde Mental, “Qualidade Emocional de Vida” e “Harmonia nas Relações Humanas”, mas a continuidade por qualidade Emocional de Vida deve ser estendida ao longo do ano todo com ações de autocuidado emocional e físico proporcionados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Onde procurar ajuda?

Procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência, localizada próxima a sua residência, passando por avaliação da Equipe Estratégia Saúde da Família- ESF com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família- NASF-AB. Identificada a necessidade, ambas equipes direcionarão a continuidade dos atendimentos nos demais seguimentos especializados da rede municipal de saúde.

No caso de Urgência e/ou Emergência deve-se procurar atendimento na UPA 24h.