Grande Curitiba

Futuras diretoras de escolas de PG realizam curso para gestores

Ao todo, 219 professores são candidatos a dirigir as escolas públicas e CMEIs a partir de 2022 e estão estudando para isso
24 de setembro de 2021 às 18:37

COM ASSESSORIAS – CMEIs e escolas municipais de Ponta Grossa terão eleições para seleção de suas novas diretorias, durante o período 2022 a 2026. Para concorrer ao cargo, 219 pré-candidatos – 213 mulheres e seis homens -, estão realizando o curso de Gestão Escolar, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, a fim de se prepararem para a direção.

De maneira democrática, as diretoras ou diretores das unidades são selecionadas pelo voto de funcionários e familiares dos alunos de cada local de ensino. Mas esta é apenas uma das etapas a serem vencidas. Antes disso, os pré-candidatos a diretores escolares municipais estão realizando o curso preparatório para a gestão escolar, de maneira totalmente online, buscando qualificar-se para a função. As eleições serão realizadas no dia 03 de dezembro.

O curso está sendo desenvolvido desde o dia 16 de setembro, com orientações sobre as diversas responsabilidades da gestão. Entre elas, cuidados com o espaço físico da escola, a aprendizagem dos alunos, a gestão de recursos financeiros repassados pela Prefeitura e União, além de exigir habilidades e conhecimentos.

A grade horária tem 40 horas e será encerrada em 30 de setembro, quando os concorrentes farão ainda uma prova de conhecimentos, que acontecerá no dia 14 de outubro. Os candidatos precisam ser aprovados com no mínimo 70% de aproveitamento para serem considerados aptos a assumir o cargo.

Funcionários das unidades escolares e responsáveis pelos 30 mil alunos da rede municipal estão aptos a votar. Eloisa Helena Mello, que faz parte da comissão de eleição do processo eleitoral à diretoria das escolas, destaca que o curso de gestão contempla temáticas relevantes para o exercício da função.

“É um curso que faz pensar, prioriza o trabalho do gestor, destacando as diversas competências inerentes ao cargo. Compreender o que é ser líder, o perfil do líder na construção de uma escola pública que ensina e humaniza é o foco deste curso”, finaliza a integrante da comissão.

Izolde Hilgemberg, supervisora do departamento de Educação, acredita que todas as professoras deveriam passar pela experiência de ser diretora de uma escola. “A diretora ou diretor é uma liderança no grupo, líder da comunidade, da escola. É uma gestora que faz com que a escola caminhe, é a responsável pela aprendizagem, pela educação, por tudo dentro do ambiente escolar. Este curso serve para que os candidatos conheçam as competências, as responsabilidades”

Seleção

O resultado do teste será divulgado no dia 20 de outubro. Em seguida os aprovados poderão inscrever-se para o pleito, que ocorre em 03 de dezembro, com posse no dia 21.