Grande Curitiba

Escolas recebem palestras sobre Parque Nacional dos Campos Gerais

23 de maio de 2022 às 07:41

COM ASSESSORIAS – Alunos das escolas municipais de Ponta Grossa aprenderão mais sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais em uma série de palestras a partir desta segunda-feira (23). As ações formativas serão ministradas pelos estudantes do curso de turismo da UEPG que integram o Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (LabTan) da universidade.

A ação é uma contrapartida do projeto “Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais”, aprovado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná (PROFICE) e está sendo executado com o patrocínio da empresa Continental do Brasil e produção da ABC Projetos Culturais. A realização é do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (LabTan) da UEPG e tem coordenação da professora Dra. Jasmine Cardozo Moreira.

O Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG) é uma Unidade de Conservação (UC) localizada nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, no Paraná. Foi criado em 2006 e tem a função de assegurar a proteção dos recursos naturais, plantas, animais, rios e belezas cênicas. Seu objetivo é preservar e conservar os campos nativos e as florestas de Araucárias que existem na região, além de proteger espécies ameaçadas de extinção.

“O principal objetivo do projeto é fazer com que os participantes conheçam um pouco mais sobre a biodiversidade, geodiversidade e aspectos culturais da região”, salienta Jasmine, reforçando que o principal foco é que a geração mais nova tenha conhecimento sobre o patrimônio local.

Uma forma lúdica adotada pelo projeto para divulgar o patrimônio paranaense foi a produção de um jogo da memória e um livreto, contendo elementos característicos da região e informações adaptadas em linguagem acessível para o público infantil. Todas as escolas municipais de Ponta Grossa receberam jogos para proporcionar atividades com as crianças. Além disso, o projeto também possui um site (https://jogodamemoriapncg.com.br/), onde qualquer pessoa poderá brincar online com o jogo da memória, além de acessar curiosidades, imagens e produção científica sobre o PNCG.

Confira o calendário das palestras promovidas para o projeto “Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais” a seguir:

MAIO
23/05 – Escola Municipal Zanoni Rogoski – 13h30
25/05 – Escola Municipal Dércia do Carmo Novinski – 13h30
26/05 – Escola Municipal Carlos Ribeiro de Macedo – 13h30
30/05 – Escola Municipal Marta Filipowski de Lima – 13h30
31/05 – Escola Municipal Edgar Sponholz – 13h30

JUNHO

01/06 – Escola Municipal Mario Braga Ramos – 13h30
06/06 – Escola Municipal Plauto Miró Guimarães – 13h30
08/06 – Escola Municipal Maria Laura Pereira – 13h30
09/06 – Escola Municipal Eloy Avrechack – 13h30
13/06 – Escola Municipal Maria Eulina Scheena – 13h30