Grande Curitiba

Educação forma professores para os Laboratórios de Aprendizagem Criativa

Laboratórios de Aprendizagem Criativa serão espaços para desenvolver os conceitos de tecnologia e inovação dentro das escolas municipais de Ponta Grossa
21 de dezembro de 2022 às 11:02

COM ASSESSORIAS – A rede municipal de Ponta Grossa formou, nesta semana, um time de professores para liderar os novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs), que estão sendo implantados nas escolas. Nesta terça (20), 20 professores finalizaram o curso de Formação Criativa, Atividade Maker e Robótica, realizado pela Prefeitura/Secretaria de Educação em parceria exclusiva com o SESI/PR. A formatura foi realizada no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães, na Vila Coronel Cláudio.

Na prática, os professores tornaram-se especialistas na criação de espaços de Aprendizagem Criativa, conceito de sala de aula equipada com recursos de informática, robótica educacional, atividades maker, entre outros, com pensamento voltado para a criação, inovação e tecnologia no ambiente escolar. Nos LACs, eles irão desenvolver conceitos de tecnologia e inovação junto com os alunos, desde os seus conceitos básicos até aplicações práticas.

A prefeita Elizabeth Schmidt observa que os Laboratórios colocam os alunos no universo da inovação. “Trouxemos para toda a Prefeitura a proposta e o desafio de inovar, inclusive em nossas escolas, e para isso criamos o Vale dos Trilhos, que é um ecossistema para a inovação. Estes professores estão em busca disso e se prepararam para colocar a cabeça para criar, junto com seus alunos, com toda a coragem que possuem os professores. Temos o material humano, temos o dom de criar e pensar. Os recursos físicos estão chegando e nossos alunos terão todos os estímulos que precisam para ingressar no mundo da inovação”, considera a prefeita.

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, a formação diversifica o ensino oferecido aos alunos. “Com os Laboratórios de Aprendizagem Criativa, estes professores, agora com uma nova formação, vão trabalhar com tecnologias, novas práticas, ousando, fazendo diferente. Este é um projeto com a marca da inovação e a cara da educação. Ele não é um projeto comprado, mas criado pelos nossos professores, com um projeto pedagógico que o sustenta. Com ele, buscamos crianças protagonistas, mostrando seu aprendizado e conhecendo os conceitos que permitem criar a inovação e novas tecnologias, alunos que façam parte desse universo criador”, resume Simone.

“A criatividade é sem dúvida alguma a habilidade mais importante para uma sociedade voltada para o conhecimento. Para formar o cidadão empreendedor do amanhã é preciso começar hoje. Estimular a imaginação para desenvolver o potencial criativo. Com os LACs estamos reiterando o nosso compromisso com a educação empreendedora do nosso município, fortalecimento do Vale dos Trilhos”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

Formação

O curso realizado pelos professores iniciou em abril, com o início da parceria da Prefeitura com o Sesi. Os professores trabalharam ao longo do ano o uso dos conceitos relacionados à robótica educacional, uso do arduíno, atividades maker e aprendizagem criativa, tendo em vista a construção do conhecimento dentro dos novos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) em implantação nas escolas municipais, com ações voltadas para a Educação e Empreendedorismo, um dos eixos preconizados pelo Vale dos Trilhos – o ecossistema de inovação de Ponta Grossa.

A professora Maria de Fátima Mello de Almeida, coordenadora do projeto, conta que a formação amplia os horizontes de professores e alunos. “Estamos dando possibilidades para que as nossas crianças, por meio do aprendizado, possam transformar suas vidas, suas histórias. Foi uma formação nova, cheia de desafios para todas nós, onde cada uma e cada um encarou com muito profissionalismo. Temos alunos que querem, por exemplo, ser programadores de jogos, que sonham alto, e já podemos começar a ajudá-los a sonhar”, considera a professora.