Grande Curitiba

Ponta Grossa é destaque na geração emprego e renda

1 de fevereiro de 2023 às 16:38

COM ASSESSORIAS – Ponta Grossa fecha o ano com um saldo positivo de 3.633 vagas de emprego, considerando o valor acumulado durante o ano de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e consideram a diferença entre o número admissões e demissões. Ao todo, foram 53.334 contratações contra 49.701 desligamentos. O Setor de Serviços apresentou melhor resultado, seguido pelo Comércio, Indústria e Agropecuária, todos com os índices favoráveis.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca o resultado positivo. “É mais uma comprovação desse processo de retomada da economia, com a cidade apresentando indicadores favoráveis e promovendo a geração de emprego e renda para a população”.

O comparativo dos números de 2022 com o ano anterior reforçam o momento importante vivido pelo município, com a atração de novas indústrias e investimentos, tendo a oferta de oportunidades em diversos setores. “São 3.633 vagas ofertadas no passado contra 1.149 de 2021. Praticamente triplicamos o número de empregos através da nossa Agência do Trabalhador neste último ano, o que nos dá uma expectativa muito positiva com os novos investimentos que deveremos confirmar em breve”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Pinto.

Segundo os dados do Caged, o setor de serviços apresentou um saldo positivo de 2.928 vagas em todo o ano de 2022. Já Comércio teve um saldo de 954 vagas, enquanto a Indústria fechou com 770. O único setor que fechou o ano com saldo negativo foi o da Construção Civil. “Fechamos o ano com um saldo muito positivo, mesmo com o panorama não favorável de dezembro pelos desligamentos dos temporários, fato que já vem sendo registrado nos últimos anos, mas que não interfere em nosso trabalho de geração de emprego”, finaliza o diretor da Agência do Trabalhador, Nilton Gomes.