Grande Curitiba

Ponta Grossa quer ampliar as políticas públicas para mulheres

6 de março de 2023 às 10:35

COM ASSESSORIAS – A intenção de ampliar as políticas públicas para mulheres ofertadas pelo município foi apresentada pela secretária da Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Tatyana Denise Belo, à secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte. O encontro que reuniu outros representantes do Fórum de Políticas Públicas para Mulheres do Paraná foi realizado na última quinta-feira (02), em Curitiba.

Durante o evento, foram debatidas as prioridades de ações para a proteção dos direitos das mulheres no Estado. As gestoras também trocaram informações sobre políticas em andamento.

Inaugurada no ano passado, a Casa da Mulher é a principal iniciativa do poder público voltada para mulheres em Ponta Grossa. O espaço oferta acolhimento e atendimento a vítimas de violência, com atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos.

De acordo com a secretária Tatyana, o município pretende ampliar ainda mais as políticas públicas para as mulheres, principalmente com relação ao empreendedorismo. “As políticas públicas precisam ser pensadas para além da questão da violência. E a reunião com o governo do estado serviu para alinharmos e organizarmos as ações desenvolvidas no município”, avalia a secretária.

Camila Sanches, diretora da Casa da Mulher, destaca a importância da reunião. “Primeiro, pela aproximação inicial com a Secretaria que foi recém criada e que é um marco no Paraná. Em segundo lugar, vemos a importância da secretária Leandre conhecer os nossos equipamentos para poder fazer o mapeamento dos organismos para mulheres nos municípios. Pois é a partir desse mapeamento, teremos uma noção de quais melhorias serão necessárias na rede de proteção de atendimento das mulheres em situação de violência”, finaliza.