Grande Curitiba

Prefeitura realiza ação de testagem rápida e de orientação sobre IST´s nesta sexta-feira

30 de março de 2023 às 14:32

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove, nesta sexta-feira (31), uma ação de orientação e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s). A atividade acontece na sede do CTA/SAE na rua Comendador Miró, 1420, das 19h às 22h.

As ações são desenvolvidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado do Município (CTA/SAE) e incluem a realização de testes rápidos para HIV e Sífilis, assim como a distribuição de materiais informativos e de preservativos para a comunidade.

“A conscientização sobre os meios de prevenção e de combate às IST’s é muito importante para que possamos seguir avançando na saúde pública do nosso Município. Por isso, além das ações de rotina, estamos desenvolvendo as atividades em contraturno para que a população tenha seu acesso facilitado e ampliado aos serviços do CTA/SAE”, explica a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi.

Segundo o coordenador do CTA/SAE, Jean Zuber, além de orientações gerais sobre IST`s, as equipes do Município também farão a divulgação das profilaxias pré e pós exposição, conhecidas como PrEP e PEP.

“Quanto maior o número de informações disponíveis para a comunidade, mais eficiente é o combate a esses tipos de infecções.Hoje, a Prefeitura conta com diversas frentes de atuação, incluindo os tratamentos de pré e pós exposição, que são ferramentas muito importantes para a prevenção e combate de IST`s e que são disponibilizados gratuitamente pelo Município”, aponta. .

Diferenças entre Profilaxia Pré (PrEP) e Pós Exposição (PEP)

Profilaxia Pré-Exposição – PrEP

É um tratamento contínuo para prevenção do HIV destinado às pessoas com maior risco de exposição sexual sem o uso do preservativo, por exemplo, casais onde apenas um dos parceiros convive com o HIV, profissionais do sexo ou usuários de drogas injetáveis, entre outros .

Profilaxia Pós-Exposição – PEP

Neste protocolo, os medicamentos são administrados após o paciente ter sido potencialmente exposto ao vírus HIV, como, por exemplo, em casos de estupro, rompimento ou não utilização da camisinha durante relação com alguém que convive com o HIV, usuários de drogas que compartilharam agulhas ou profissionais de saúde que se acidentaram com agulhas ou material biológico potencialmente contaminado.

No caso da PEP, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível com limite de 72 horas, sendo necessária a sua continuidade por 28 dias e acompanhamento do paciente por uma equipe de saúde por 90 dias.

Ambos os tratamentos são disponibilizados pelo Município no CTA/SAE e nas UPAS.