Grande Curitiba

Secretaria Municipal de Saúde promove semana da enfermagem

17 de maio de 2022 às 15:40
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou nesta terça-feira (17), na ASEM, a abertura da Semana da Enfermagem – que tem como objetivo aprimorar conhecimentos, fortalecer as políticas de assistência à Saúde e promover a integração entre os diversos profissionais que compõem a saúde do município.

Em discurso secretária de Saúde Nice Lara destacou o valor de cada profissão no atendimento à população, os esforços da gestão para avançar nas políticas de melhoria da saúde e ressaltou o comprometimento de cada profissional da enfermagem na função que exercem. “Agradeço ao apoio recebido em cada pedido que fazemos para que possamos avançar nos nossos propósitos de cuidar, dando o nosso melhor, para quem precisa do nosso cuidado”.

O vereador Professor Du, representando a Câmara Municipal, falou dos desafios da enfermagem, do valor dos profissionais da área, em especial durante a pandemia de Covid-19. “Vocês se dedicam, colocando em risco a própria vida pela do outro, em especial nos períodos mais críticos da pandemia. Não há o que pague o que fazem. A vocês, toda a nossa gratidão”.

Com a palavra o vice-prefeito Airton Nodary parabenizou os organizadores do evento, destacou as categorias da saúde ali representadas e o compromisso da gestão em avançar na estruturação da saúde do município. “Parabéns a todos os envolvidos nesse evento, auxiliares, técnicos e enfermeiros, que deixam suas famílias para cuidar da nossa saúde. Nós da gestão estamos trabalhando para oferecer a estrutura que precisam, para vocês exercerem da melhor forma as suas profissões. Que Deus proteja a cada um”.

Para encerrar os pronunciamentos a prefeita Karime Fayad igualmente mencionou com destaque os profissionais da enfermagem e ressaltou os avanços já obtidos para aprimorar a saúde local. “Satisfação imensa participar da abertura desta Semana da Enfermagem, ao lado de profissionais que acolhem e lutam bravamente, junto conosco, por uma saúde melhor. Já avançamos muito em melhorias para nossa saúde conseguindo R$11 milhões para a reforma e ampliação do Hospital Municipal, 3 ambulâncias, R$70 mil para cada Unidade de Saúde, abertura de duas novas Unidades, 1 ultrassom, entre outras conquistas. Tudo isso é resultado de muita luta. A nossa parte estamos fazendo. Aproveitem bem este momento e confiem que em breve traremos muitas outras notícias boas para a saúde da nossa cidade”.

Após os pronunciamentos as autoridades fizeram a entrega de kit composto por nécessaire, camiseta, bloco de anotações e caneta a todos os participantes.

O ponto alto do evento foi a homenagem à fundadora da enfermagem moderna, Florence Nightingale, interpretada pela enfermeira Paloma Juliana Faria, e cuja história foi apresentada pela Diretora de Média e Alta Complexidade, Andreia Jakopitsch, emocionando o público presente.

Na sequência, foi dado início à parte técnica do evento, com palestras sobre Ética profissional e Comportamento Preventivo – Controle do Stresse, ministrada pela enfermeira Nair Lins.

A programação da Semana da Enfermagem segue até sexta-feira (20), com a participação dos demais profissionais que compõem a saúde de Rio Branco do Sul.