Grande Curitiba

Prefeitura reinaugura centro especializado para os alunos da Educação Municipal

1 de agosto de 2022 às 11:12
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Rio Branco do Sul realizou na manhã desta sexta-feira (29) a reabertura do Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) Profª Virgínia Ferro Cruz. O local, que passou por ampla reforma e ampliação está totalmente diferente, adequado às necessidades dos alunos, seguindo normas técnicas de acessibilidade, para proporcionar condições ideais de atendimento.

Antes estava com todas as instalações de infraestrutura precárias, sem banheiro de acessibilidade, rampas inadequadas, portas estreitas, telhas quebradas, forro caindo, azulejos soltos, entre outros problemas estruturais.

A Valéria Angela Gonçalves Padinha, mãe do aluno Daniel, de 5 anos, ficou impressionada com a transformação do local. “O CMAE agora não tem nem comparação de como estava antes. Ficou muito bonito, arrumado, espaçoso, iluminado. Gostei demais”.

Autoridades do executivo, legislativo, equipe da Educação Municipal, secretariado e familiares da professora Virgínia, que leva o nome Centro de Atendimento e demais autoridades, compareceram para celebrar este importante momento para o ensino e desenvolvimento da cidade.

O evento contou com apresentação do coral de libras, coordenado pela professora Abegail Boutin, da cantora Carla Cumin e dos músicos Elisa Amanda Vaz e Willian Ceccon.

Em discurso a prefeita Karime Fayad enalteceu o empenho e esforço dos profissionais que trabalharam para a concretização da obra. “Dou boas-vindas a todos, em especial a essa equipe aguerrida da Educação Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Assumimos um município com muitas pendências financeiras, mas não demonstramos medo diante das dificuldades. Respondemos com trabalho para entregar algo melhor ao setor produtivo da cidade e ao nosso povo. Tenho certeza que esse equipamento público. Agora adequado às normas técnicas e necessidades especiais dos alunos, vai ajudar muita gente que precisa principalmente nossas crianças. Este é um novo momento, de respeito, ética, dando a essa cidade uma cara nova, investindo os impostos com responsabilidade. Parabéns rio-branquenses! Essa obra é para vocês”.

A secretária de Educação Sara Regina de Amorim também parabenizou a equipe responsável pela execução da obra e agradeceu aos familiares da saudosa professora Virgínia. “Hoje é um dia muito feliz, de gratidão. Parabéns a toda equipe da SEMED, principalmente da Educação Especial e à família Ferro Cruz, aqui representada. Essa união de esforços com trabalho e doação do terreno é para o bem das nossas crianças, que precisam desse olhar atento para se desenvolverem, por meio da educação inclusiva”.

O vereador Professor Du falou da satisfação em fazer parte de um momento tão importante para a educação. “Como professor e vereador saúdo a todos. Fico muito feliz por estar aqui hoje. É uma honra festejar esta conquista ao lado da gestão, certo de que juntos, executivo e legislativo, estamos fazendo e faremos muito mais pelo nosso município”.

A professora Elaine Viana, que coordena os trabalhos do CMAE, destacou os desafios da educação, mas ressaltou o compromisso de sua equipe em oferecer atendimento adequado às necessidades dos alunos. ”Vemos números crescentes e alarmantes de patologias, que precisam ser atendidas e com urgência. Mas temos o compromisso em fazer a diferença, junto com nossa gestão, que tem compromisso com a Educação Especial e hoje entrega o CMAE, totalmente reestruturado, com espaços adequados, para proporcionar atendimento digno para nossas crianças”.

A psicóloga Celina Cruz, neta da professora Virgínia, representando a família Ferro Cruz, lembrou que o terreno onde está instalado o CMAE, foi doado para que se tornasse um espaço educacional a serviço da população. “Em nome da nossa família manifesto a minha alegria em ver essa vontade ser cumprida, fazendo bem a muita gente. Minha avó Virgínia deixou um legado e em respeito à sua memória a concretização dessa obra é algo muito significativo. Agradeço a todos em nome da nossa família, porque no terreno foi feito um investimento importante para a sociedade”.

Ao fim dos discursos o funcionário do CMAE, Clodoaldo Jambisk e a professora Vera Regina Goes, fizeram a entrega para a secretária Sara e a prefeita Karime, de telas pintadas pela artista e aluna do CMAE, Maria Cecília de Lara.

Em seguida, todos os presentes foram convidados a conhecer às novas dependências da instituição.

Presenças: prefeita Karime Fayad, vice-prefeito Airton Nodary, secretária de Educação Sara Regina de Amorim, diretora do Departamento de Educação Especial Elaine Viana, presidente da Câmara de Vereadores Danilo Pedroso, vereadores: Professor Du Bitencourt, Eleandro Fontoura, Miguelzinho Abrão, documentadora estadual Elisangela Rodrigues Baido e a representante da Assembleia Legislativa do Parana Leila Betin.

QUEM FOI VIRGÍNIA FERRO CRUZ

A professora Virgínia Ferro Cruz, que leva o nome do Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), destacou-se pelos exemplares serviços na área educacional de Rio Branco do Sul, como pioneira entre os anos de 1922 a 1933.

Nasceu em 10 de dezembro de 1910 e veio de Portugal para o Brasil com sua família, ainda muito pequena, no período da 1ª Guerra Mundial.

Faleceu em 1967 e seus filhos, em sua memória, doaram o terreno onde está instalado o CMAE.

Atualmente o CMAE Professora Virgínia Ferro Cruz oferece um trabalho realizado por equipe multiprofissional, que proporciona atendimentos de psicologia educacional e clínica, fonoaudiologia, avaliação psicoeducacional, psicomotricidade, fisioterapia, sala de estimulação essencial e intervenção para autistas, aos alunos da rede municipal de ensino, com baixo rendimento escolar, portadores de necessidades educacionais especiais, chegando a aproximadamente 200 atendimentos semanais.

Durante o período em que o CMAE esteve fechado para a realização das obras, os serviços ali prestados foram oferecidos na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e na Escola Municipal Prefeito Octávio Furquim.

A obra foi iniciada em 2021 e recebeu investimentos de mais de R$410 mil.