Grande Curitiba

Prefeitura entrega 2º ônibus interuniversitário aos estudantes

4 de agosto de 2022 às 12:28
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Rio Branco do Sul entregou na tarde de ontem, 02 de agosto, dois ônibus Interuniversitário gratuito para os alunos que se deslocam diariamente até as faculdades da capital. Agora os cerca de 100 estudantes contam com este benefício público a serviço da educação superior.

A entrega aconteceu em frente ao Paço Municipal, na presença de autoridades do executivo, legislativo, servidores municipais, do presidente da Comissão dos Estudantes, Marcos Antonio Santana e demais universitários.

“É com orgulho que entregamos mais estes ônibus a vocês, ampliando um serviço que retomamos desde março deste ano. São 100 vagas de acesso ao transporte universitário gratuito. Valorizem bem esta oportunidade, levando a sério os estudos, pois vocês são o futuro de Rio Branco do Sul. Nosso município vive um novo momento, de cara nova, de trabalho sério e com responsabilidade. Uma cidade que investe no povo com os recursos vindos dos impostos”, ressaltou a prefeita Karime Fayad em seu pronunciamento.

O vice-prefeito Airton Nodary falou do empenho dos envolvidos para que houvesse o retorno do transporte, um investimento público voltado aos estudantes. “Sei dos esforços de todos os envolvidos para que vocês tivessem este benefício. Começamos com um ônibus e agora estamos ampliando esse serviço, para atender melhor a todos. Que vocês aproveitem bem este investimento, se dedicando aos estudos”.

O presidente da Comissão dos Estudantes, que participou das negociações para a concessão do benefício manifestou sua gratidão pelo compromisso da gestão com a disponibilização do transporte. “É uma alegria estar aqui e agradecer à prefeita e aos vereadores envolvidos na luta, para atender a nossa reivindicação”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Oliveira, que intermediou as negociações, a iniciativa vem ao encontro do incentivo ao ensino e o desenvolvimento do município. “Com isso criamos um ambiente favorável para a educação, o aprimoramento das pessoas e consequentemente o crescimento da cidade”.

O vereador Eleandro Fontoura, que igualmente se dedicou no retorno do ônibus universitário, lembrou as dificuldades até a retomada do benefício. “Estamos em dia de festa, para que vocês possam continuar os estudos. Passamos por momentos amargos em 2018, quando o ônibus foi cortado sem possibilidade de diálogo. Hoje a prefeita Karime nos recebe, assim como os demais vereadores e a população. Isso é ter respeito ao próximo. Agradeço à Leninha, Steice, o Marcos, pela luta. Deixo a minha gratidão à prefeita, secretários e demais envolvidos, que buscaram uma solução, para que fosse retomado e ampliado esse transporte gratuito”.

Após os discursos as autoridades adentraram os ônibus com estudantes e percorreram as ruas principais da cidade para celebrar essa conquista.

Presenças: prefeita Karime Fayad, vice-prefeito Airton Nodary, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno de Oliveira e demais secretários, presidente da Câmara de Vereadores, Danilo Pedroso, presidente da Comissão dos Estudantes Universitários, Marcos Antonio Santana, documentadora Estadual Elisangela Rodrigues Baido, vereadores Eleandro Fontoura, Professor Du Bittencourt, Diká Nalífico e Miguelzinho Abrão.

A REGULAMENTAÇÃO DO ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO GRATUITO AOS ESTUDANTES

A disponibilização do transporte gratuito universitário intermunicipal em Rio Branco do Sul acontecia a mais de 25 anos e foi interrompido em 2018, causando dificuldade a quem dependia esse auxilio para manter os estudos.

A retomada desse serviço de forma regulamentada veio a partir de fevereiro de 2022, após diversos diálogos com os estudantes e apoio do Departamento Jurídico da prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de Desenvolvimento Econômico e a de Educação. Contou também com a participação da prefeita Karime Fayad fez questão de integrar toda tramitação, ouvindo as reivindicações e fazendo parte das decisões para a regulamentação e retorno do ônibus.

Com base nas definições o transporte escolar universitário é custeado com recursos do IPTU e foi disponibilizado aos estudantes a partir de 08 de março do corrente ano, atendendo inicialmente 42 alunos rio-branquenses matriculados em instituições de ensino presenciais de graduação no período noturno.

A prestação desse serviço é parte da política pública da prefeitura de Rio Branco do Sul, voltado ao incentivo à qualificação profissional de universitários residentes no município, além de favorecer a segurança deles no trajeto de ida e volta. São mais de R$250 mil em investimentos da prefeitura anualmente e que resulta em economia de aproximadamente R$500 para cada estudante e suas famílias.