Grande Curitiba

Alunos rio-branquenses participam da formatura do PROERD no CAIC

Solenidade promovida pela Polícia Militar, em parceria com a SEMED, certificou mais de 150 alunos da rede pública municipal de ensino
15 de dezembro de 2022 às 17:15
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Alunos da rede pública municipal de ensino participaram na terça-feira (13/12) da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná.

A solenidade presidida pelos Soldados Dos Anjos e Josele da 3ª Cia do 22º BPM, foi realizada no Ginásio de Esportes do CAIC e contou com a participação de aproximadamente 150 estudantes do 5° ano, além de autoridades e familiares dos formandos.

A prefeita Karime Fayad prestigiou a cerimônia, compondo a mesa de honra ao lado do Capitão Maywitz, Tenente Morais, diretora Daiane Maria Santana da Escola Nilce Faria Elias e a diretora do Departamento de Ensino, Terezinha de Fatima Borges. O evento contou ainda com a presença do 2º Sargento Julio Lopes e dos Cabos Rolim e Vaz.

Na ocasião os participantes receberam um certificado de conclusão do programa, fizeram o juramento de se manter para sempre longe das drogas e da violência e ainda dançaram e cantaram a Canção do PROERD. Os estudantes ainda receberam uma premiação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sendo premiadas as 5 melhores redações temáticas.

O PROERD é desenvolvido de forma conjunta pela Polícia Militar, escola e família, tem como objetivo principal prevenir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar.

Durante os 10 encontros de uma hora de duração, realizado durante o ano, os policiais militares foram até as salas de aula e conversaram com as crianças, através de uma linguagem simples e adaptada à realidade delas, e realizaram atividades lúdicas, interativas e em grupo, para estimular o cooperativismo e o respeito.

Entre os temas trabalhados em classe estão os perigos da violência, da criminalidade, dos usos de drogas e de práticas ofensivas e humilhantes como o bullying e o cyberbullying. Fizeram parte também assuntos sobre os prós e contras de cada decisão tomada, as consequências dos atos, a postura adequada diante dos fatos e de assuntos relevantes, como lidar com as tensões e como resistir às pressões dos colegas.

Os pais também participaram das atividades, ajudando os filhos nas lições do programa.