Grande Curitiba

SEMMA inicia estudo de sondagem de solo para mapear áreas com tendência a deslizamentos

Ação realizada por empresa especializada e acompanhada por geóloga do setor acontece em diversos bairros da cidade
1 de março de 2023 às 15:56
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Nesse período mais chuvoso do ano, quando mais acontecem deslizamentos e alagamentos, causando prejuízos materiais e perda de vidas a gente se questiona se isso poderia ser evitável.

Com foco na proteção e prevenção a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), iniciou nesta semana o trabalho de sondagem do solo nas áreas de risco da cidade, voltado à realização de mapeamento de tipos de terrenos encontrados nos pontos descritos com tendência a deslizamentos.

As atividades estão previstas nos bairros Santa Terezinha, Jardim Record, Vila Abrão, Nossa Senhora de Fátima, bairro Papanduva, Johnsson, Madre, Santaria, Vila São Pedro e Centro.

A medida faz parte do Plano de Governo da gestão atual, que tem por compromisso investir no levantamento de informações geográficas do município, a fim de definir ações estratégicas de prevenção e obras de contenção em áreas já ocupadas, para garantir a segurança dos moradores e realizar o planejamento urbano.

A parte técnica está sendo realizada por empresa contratada, especializada em sondagens de solo e rocha e acompanhada por geóloga da SEMMA.

O trabalho consiste em coleta de amostras de solo para análise, o que permite identificar com mais precisão áreas de risco, onde não se pode construir, devido à falta de resistência do solo, ou em locais com presença de dolina (conhecida popularmente como sumidouro), propício de infiltração de água e abertura do terreno.

A previsão de conclusão dos estudos de sondagem do solo no município é dia 03 de março.