Grande Curitiba

SMAPA promove visita técnica sobre bubalinocultura em Registro

Iniciativa contou com a presença de 14 trabalhadores e produtores rio-branquenses
20 de abril de 2023 às 16:32
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A criação de búfalos é uma atividade em expansão em Rio Branco do Sul e que conta com apoio da Prefeitura. Para auxiliar os produtores rio-branquenses a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promoveu visita técnica sobre bubalinocultura, em Seminário realizado no município de Registro, São Paulo.

Durante o evento os participantes receberam informações relevantes sobre sanidade, manejo nutricional, melhoramento genético e produção sustentável, além da troca de experiência com produtores de outras regiões.

“A visita foi muito útil, tirei várias dúvidas e pude compartilhar conhecimentos com outros produtores. É uma ação importante que ajuda quem cria ou pretende desenvolver a criação de búfalos em nossa cidade” destacou a Maria Antonia Santana, acadêmica de medicina veterinária.

Gente com mais tempo na lida com búfalos, como na Josiane Paske, da Fazenda Alto do Pinhal, no São Vicente, também ressaltou a importância do evento. “Aprendi muito e isso somou às práticas que já faço em minha propriedade, sobre o rodízio correto de pastagem para ajudar na lactação das fêmeas, manejo adequado dos animais, os cuidados alimentares e a vacinação em dia das novilhas, contra raiva, carbunco e a aplicação de remédios homeopáticos pra controle de parasitas, enfatizou”.

Vantagens da produção de búfalos

Rio Branco do Sul é o terceiro em produção de búfalo no Paraná e se expande a partir de orientações aos produtores que passam a reconhecer as oportunidades que essa atividade oferece para produção de leite, queijo, entre outros produtos laticínios, além da carne, que embora seja menos comercializada que a bovina, é mais saudável, macia, considerada bastante vantajosa para a saúde por fornecer grande quantidade de nutrientes e apresentar baixo teor de calorias.

Para saber mais sobre outras ações de promoção dos produtores rurais entre em contato com a SMAPA, localizada na Rua Paraná, 61, próximo ao Colégio Estadual Maria da Luz Furquim.