SMASH atualiza cadastros de beneficiários do Bolsa Família

COM ASSESSORIAS – Equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMASH) segue com o trabalho de atualização de dados do CadÚnico. A ação, realizada nas últimas semanas, aconteceram em residências de diversas localidades do município, como Açungui, Pernambuco, Santa Cruz, Lavrinha, Teotonio, Oristela, Borges, Bromadinho e Tigre.
O CadÚnico é o instrumento que reúne informações das famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, permitindo acesso a uma série de programas sociais, que buscam garantir direitos e combater a desigualdade, como o Programa Bolsa Família.
Com as recentes mudanças anunciadas pelo Governo Federal, é preciso realizar revisão cadastral de famílias beneficiárias do Bolsa Família. A Central de Cadastro Único, serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação – SMASH -, está empenhada na busca ativa para atualizar os registros com inconsistências e também realizar a inclusão cadastral das famílias que realmente precisam dos benefícios oferecidos.
A Averiguação Cadastral Unipessoal, que verifica inconsistências na composição familiar, gerou a suspensão do pagamento de milhares de benefícios no último mês de abril. Por isso, caso a pessoa comprove que mora sozinha e que está apta ao Bolsa Família, o benefício voltará a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas.
Quem mora sozinho e teve o benefício bloqueado deve comparecer ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (Avenida Ermírio de Moraes, 491) portando RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho ou holerite, certidão de casamento ou nascimento e comprovante de endereço.
A atualização cadastral também deve acontecer a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração nas informações da família para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios sociais.
Para mais esclarecimentos procure o CRAS do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.