Grande Curitiba

SMAPA informa sobre a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Brucelose

Todas as fêmeas de bovinos e bubalinos de 3 a 8 meses de idade ainda não imunizadas devem se vacinar
8 de maio de 2023 às 16:42
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – Está aberto o período de agendamento para a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a brucelose 2023.

Todas as bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 a 8 meses, que ainda não tomaram a vacina neste ano devem ser imunizadas. A medida faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Vacinação Contra a Brucelose Bovina, e segue a metodologia do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, e tem como objetivo, possibilitar o controle sanitário da brucelose nos estabelecimentos de criação de bovídeos localizados no município; atuar como medida de prevenção à saúde pública, pois se trata de uma zoonose; desenvolver social e economicamente às propriedades rurais; proporcionar condições sanitárias de agregação de valor aos produtos derivados de leite e carne bovídea.

O trabalho previamente agendado até o mês de junho deste ano está sendo realizado por médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), cadastrada na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR.

A brucelose é uma das principais causas de prejuízo aos produtores, pois pode provocar aborto ou infertilidade das vacas, mortalidade de bezerros recém-nascidos, diminuição da produção de carne e leite, além de comprometer a credibilidade do produtor e do gado, podendo gerar outras penalidades e barreiras comerciais.

Para mais informações, entre em contato com a SMAPA pelo telefone 98877-3149.