Rio Branco do Sul comemora 76 anos com shows, presente especial e atividades para toda a família no Bosque Municipal

COM ASSESSORIAS – Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, Rio Branco do Sul celebrou em grande estilo os 76 anos de emancipação político-administrativa completado em 11 de outubro. A festa, até então adiada, devido às chuvas do último mês, foi marcada no final de semana por diversas atrações culturais, feira gastronômica, além de diversão infantil, pipoca e algodão doce gratuitos.
O cenário do evento foi o Bosque Municipal, estruturado para proporcionar conforto ao público participante.
O Duo Varandas abriu as atrações com sertanejo raiz, em seguida aconteceu a abertura oficial da festa pela prefeita Karime Fayad e autoridades municipais, estaduais e federais, que junto com o público presenciaram o anúncio de um grande presente para o município: a recuperação da Avenida Ermírio de Moraes, conhecida popularmente como Avenida Industrial, até a divisa com Itaperuçu (4,07 km).
Durante o evento também aconteceu a assinatura do termo de compromisso entre a prefeitura e a empresa, além do tradicional “parabéns”, fogos e bolo de aniversário para a população presente. Após o anúncio da recuperação da Avenida Industrial e pronunciamento das autoridades a festa seguiu com o show da dupla Jeann e Júlio, que animou a todos e encerrou as atividades no primeiro dia de festa.
No sábado (11) a banda Egito Dinâmico abriu as atrações culturais com muito reggae e rock’roll. Em seguida foi a vez do pagode animado do grupo Em Cima Da Hora. Já à noite, o sertanejo tomou conta do palco com a dupla Dani e Gabriela e após, Camila Caetano.
O domingo (12) foi de fé e louvor com as apresentações de cantores e bandas do 2º Festival de Música Cristã. A celebração de aniversário foi finalizada com show do padre Cleberson Evangelista, contagiando uma multidão de pessoas.
Além das atrações culturais, a Feira Gastronômica garantiu a alimentação durante os três dias de festa, que contou também com espaço de diversão para as crianças com piscinas de bolinhas, tobogã, camas elásticas, balanço, além de pipoca e algodão doce gratuitos.
Sobre a obra de recuperação da Avenida Ermírio de Moraes/Industrial
A reforma da Avenida Ermírio de Moraes, que liga Rio Branco do Sul a Itaperuçu anunciada na sexta-feira (10) primeiro dia da festa dos 76 anos de Rio Branco do Sul, foi comemorada pelo público presente. Essa obra é aguardada há décadas e vai proporcionar melhoria na mobilidade urbana e no tráfego, oferecendo maior segurança a motoristas e pedestres, já que a via está intrafegável, causando risco a quem a utiliza como via de acesso.
O trabalho de recuperação da avenida será feito pela Prefeitura Municipal em parceria com a Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que irá investir R$ 17,2 milhões nas obras e ficará responsável pela recuperação do trecho que liga a fábrica da empresa até a divisa com Itaperuçu (2,4 km). Já a Prefeitura irá investir R$ 5,8 milhões, com recurso captado junto à Itaipu Binacional, por intermédio do diretor-geral brasileiro da empresa, Enio Verri e a deputada federal Gleisi Hoffmann. Com esse recurso a prefeitura ficará responsável pela recuperação da avenida da entrada de Rio Branco do Sul até a fábrica da Votorantim Cimentos (1,6 km).
Em discurso a prefeita Karime Fayad falou do compromisso com a população rio-branquense e dos esforços para garantir as obras que o município precisa. “Não nos cansamos de trabalhar por vocês desde o primeiro dia de mandato. Esta obra da Avenida Industrial é um sonho antigo dos rio-branquenses e será feita graças à união de esforços entre a Prefeitura de Rio Branco do Sul, a Votorantim Cimentos e a Itaipu Binacional. A recuperação dessa via trará benefícios inestimáveis à nossa gente em termos de segurança, acessibilidade, mobilidade e urbanização”, afirmou a prefeita.
Com a palavra o Gerente da Votorantim Cimentos, Leidivan Train Cabral, ressaltou a satisfação em fazer parte das comemorações pelo aniversário do município e partilhar desse momento tão importante aos rio-branquenses. “Em nome da Votorantim estamos muito felizes em participar desse evento com a população de Rio Branco do Sul, esse município que faz parte da nossa história e da nossa jornada de evolução. Somos a maior fábrica da América Latina e essa parceria público-privada é mais um incentivo para seguirmos investindo em projetos que promovam segurança, acessibilidade e mobilidade, impactando positivamente na vida das pessoas que aqui vivem e trabalham”, disse Cabral.
Os trabalhos de recuperação da Avenida Industrial estão previstos para iniciar em 20 de novembro. Durante o período de obras, que tem previsão de conclusão em 18 meses, a avenida terá fluxo em meia pista.
Além da nova pavimentação, a estrada também ganhará uma rotatória e uma terceira pista em frente à fábrica ll da Votorantim Cimentos e no acesso ao pátio Tacaniça. A Prefeitura Municipal ainda realizará um novo paisagismo, serviços de sinalização, posteamento/iluminação e adequações no sistema de drenagem, que tornará o escoamento de água mais eficiente em dias de chuva.
Durante a solenidade de anúncio de recuperação da Avenida Industrial, além da prefeita e do gerente da Votorantim Cimentos, estiveram presentes o vice-prefeito municipal Airton Nodary, o deputado federal Aliel Machado, o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco do Sul, vereador Joel Coutinho, e os vereadores Miguel Abrão Neto e Professor Du Bittencourt, o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo José Mussiol Neto, o pastor Nilton Santos, representando as igrejas Assembleia de Deus de Rio Branco do Sul, além de outras autoridades e representantes.