Grande Curitiba

Prefeitura de Rio Branco do Sul recebe caminhão zero km para equipe do Bombeiro Comunitário

Cerimônia de entrega marcou os 17 anos de existência da Corporação no município e fortalece ações de resgate e proteção à população
15 de março de 2024 às 10:56
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta quinta-feira (14/03), a Prefeitura de Rio Branco do Sul promoveu um evento marcante para a equipe do Bombeiro Comunitário, ao entregar um caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) zero quilômetro destinado ao combate a incêndios e realização de resgates. A cerimônia, realizada em frente à sede da administração municipal, contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e servidores. Na oportunidade foi celebrado também os 17 anos de existência da corporação na cidade.

O investimento representa um marco significativo na capacidade de resposta a emergências na região, com a nova viatura dos bombeiros equipada com bombas de incêndio e estação fixa de comunicação de tecnologia digital. O valor total do investimento foi de R$ 921.666,66 (novecentos e vinte e um mil e seiscentos e sessenta e seis reais e sessenta e seis centavos), fortalecendo as ações de combate a incêndios e resgates na região.

A prefeita Karime Fayad expressou sua satisfação com o investimento durante seu discurso: “Para nós é motivo de alegria comemorar esta data especial com esse investimento que vai contribuir muito na realização do trabalho de vocês. Parabenizo os nossos Agentes da Defesa Civil pelos seus 17 anos. Durante esse tempo foram mais de 5 mil atendimentos, o que corresponde a uma média de 30 ao mês, não apenas à população rio-branquense, mas das cidades vizinhas, como Itaperuçu, onde são feitos mais da metade dos serviços.”

O coordenador executivo da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Adriano de Mello, enfatizou a importância do novo veículo: “É muito importante essa viatura, um investimento de quase R$ 1 milhão ao município e que vai auxiliar a salvar muitas vidas. Parabenizo os agentes pelo relevante trabalho realizado à sociedade diariamente diante de sol ou chuva.”

Os agentes de Defesa Civil de Rio Branco do Sul iniciaram suas atividades em 14 de março de 2007, como parte do Programa Estadual Bombeiro Comunitário. Desde então, têm trabalhado incansavelmente em ações voltadas à prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em casos de desastres, demonstrando a importância de equipamentos e serviços cada vez mais especializados.

Além das autoridades municipais e estaduais, estiveram presentes na solenidade o Vice-prefeito Airton Nodary, o Diretor do Departamento de Segurança Claudemir José Rosenes Reis, os Vereadores Professor Du Bittencourt e Eleandro Fontoura, a Assessora Parlamentar do Deputado Estadual Alexandre Curi, Leila Betim, o Tenente-Coronel Fernando Ferreira Machado, o Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros do 7º GB de Campo Largo, Capitão Tosato, o Comandante da 2ª Seção de Bombeiros do 7º GB, de Almirante Tamandaré, 1º Tenente Felipe Pacheco, o Gestor do Posto de Brigada Comunitária do 7º GB, de Rio Branco do Sul, Julio Cezar Hildebrando, o Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de Rio Branco do Sul, Tenente Rafael Martins de Oliveira e o Chefe de Delegacia Regional de Polícia Civil do município o Delegado de Polícia Civil, Gabriel Tótola Fontana.