Grande Curitiba

Rio Branco do Sul celebra Dia do Meio Ambiente com foco na sustentabilidade e educação ambiental

Evento promovido pela Prefeitura trouxe informação e resultados positivos sobre a implantação da reciclagem no município.
25 de junho de 2024 às 11:33
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal realizou, no dia 5 de junho, na ASEM, um evento formativo sobre educação ambiental, com o objetivo de levar conhecimento sobre sustentabilidade e reciclagem mais próximo da população.

A prefeita Karime Fayad abriu o encontro destacando o compromisso do município com a reciclagem, a coleta seletiva em áreas urbanas e rurais, e ações para mitigar impactos ambientais, como estudos geotécnicos em áreas de ocupação irregular e limpeza preventiva de rios, que ajudaram a evitar alagamentos na cidade.

A prefeita também anunciou novos projetos voltados à proteção da população que vive em áreas de risco. Durante o evento, o Diretor de Vigilância em Saúde, Euclair José Moreira Veloso, apresentou dados estatísticos sobre a dengue e discutiu a relação entre o mosquito transmissor, Aedes aegypti, e o descarte inadequado de materiais no meio ambiente, com ênfase nos pneus velhos como locais de proliferação.

O coordenador executivo do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (CEFURIA), Gentil Couto Vieira, destacou a importância da parceria com a prefeitura, que tem fortalecido as políticas ambientais no município. Essa colaboração tem permitido a organização e a ampliação da coleta seletiva e a estruturação das associações de catadores.

O engenheiro ambiental Alexandre Fávaro, também do CEFURIA, apresentou os resultados dos estudos gravimétricos realizados entre 2023 e fevereiro de 2024, mostrando os avanços na coleta seletiva e a necessidade de maior participação da população na separação de resíduos. Ele enfatizou que materiais reaproveitáveis, que poderiam gerar renda para muitas famílias, não devem ser descartados em aterros sanitários, o que gera elevados custos para o município.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Jucimara Dobrila, sua equipe, associações de catadores como a Associação dos Catadores do Vale do Ribeira (ACAVARI) e a Associação dos Catadores de Rio Branco do Sul (ACAMARE), além de estudantes da Escola Shirlene Souza Rocha e servidores municipais. O encontro destacou a importância da educação ambiental e do engajamento da sociedade para a construção de um futuro mais sustentável para Rio Branco do Sul.