SMAPA divulga resultado do último diagnóstico de gestação do Protocolo de IATF

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) acompanhou, na última terça-feira (18), o diagnóstico de gestação por ultrassonografia realizado em seis propriedades de Rio Branco do Sul. O trabalho foi conduzido pelo veterinário Rafael Fagundes, técnico da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER). Os últimos protocolos foram realizados em dezembro de 2024, quando foi feita a inseminação. Desde 2022 então os produtores vêm sendo beneficiados com essa iniciativa, que promove o melhoramento genético do rebanho por meio da biotecnologia, sem custos para os participantes.
Resultados do programa
Desde sua implantação em 2022, o Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) tem apresentado resultados positivos em Rio Branco do Sul. Com o apoio da CONAFER, o município alcança índices de prenhes superiores a 50%, superando a média nacional.
A produtora Danielly Camargo de Amorin e seu esposo Gabriel Bonfim, que administram uma propriedade de búfalos na região de Areias do Rosário, comemoraram os resultados obtidos. “Ficamos felizes e animados com o último protocolo de IATF, que atingiu um índice de 65% de prenhes, superando nossas metas. Acreditamos que é essencial manter e melhorar o manejo para continuar com esses bons resultados. Agradecemos a Secretaria de Agricultura e os técnicos envolvidos, que têm contribuído para a qualidade do nosso rebanho”, destacou Danielly.
Como participar
O programa Mais Pecuária Brasil, realizado em parceria com o município, está aberto a todos os produtores rurais interessados. Para participar, é necessário procurar a SMAPA para obter mais informações e preencher a ficha de cadastro.
Segundo a médica veterinária da SMAPA, Inara Almeida, que atua no município desde 2005, a iniciativa tem sido revolucionária para os pequenos produtores. “O programa possibilita acesso a benefícios como a melhoria genética do rebanho com sêmen de touros superiores, o que aprimora características como, ganho de peso, fertilidade, qualidade da carcaça e aumento da taxa de prenhes. Além disso, reduz o intervalo entre partos e valoriza os bezerros”, explicou.
O secretário de Agricultura, Eloir Bueno, reforça que o programa é gratuito, mas exige o comprometimento dos pecuaristas. “O produtor precisa fazer a sua parte, garantindo que os animais estejam bem alimentados, com suplementação mineral adequada e controle sanitário. A nutrição e os cuidados preventivos impactam diretamente na fertilidade das vacas e nos resultados da IATF”, concluiu.