Vigilância em saúde promove capacitação sobre esporotricose

COM ASSESSORIAS – A equipe de Vigilância em Saúde realizou no último dia 13 de agosto, no auditório do Polo Universitário UAB, uma capacitação sobre esporotricose. O encontro reuniu profissionais para discutir a situação epidemiológica da doença no município e no Paraná, além de repassar orientações sobre os sinais clínicos em animais e humanos, formas de identificação dos casos e fluxos de encaminhamento.
A capacitação também tratou de aspectos relacionados ao tratamento, destacando que tanto em pessoas quanto em animais o atendimento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outro ponto abordado foi o manejo inicial dos animais, realizado em parceria com a equipe de Proteção Animal, além das ações integradas com outras secretarias, em especial a de Meio Ambiente.
A Vigilância Ambiental é a responsável pelo acompanhamento dos casos e pela execução das medidas de controle, reforçando a importância do trabalho conjunto para prevenir a disseminação da doença e garantir mais segurança à população e ao bem-estar animal.
O que é a esporotricose
A esporotricose é uma micose causada por fungos do gênero Sporothrix, transmitida principalmente pelo contato com gatos infectados ou por ferimentos com espinhos, madeira e vegetais em decomposição.
Os primeiros sintomas costumam ser lesões na pele semelhantes a picadas de inseto, que podem evoluir para feridas ou nódulos. A cura espontânea é rara e, em casos graves, a doença pode atingir os pulmões, causando tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre, com sinais semelhantes aos da tuberculose.
O diagnóstico é feito a partir da avaliação clínica e confirmado por exames laboratoriais. O tratamento deve ser prescrito e acompanhado por profissionais de saúde, estando disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).