Grande Curitiba

São José dos Pinhais lança 1º Festival do Pinhão

2 de junho de 2021 às 16:49
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Elemento da culinária muito apreciado e que também dá nome a cidade de São José dos Pinhais, o pinhão foi a iguaria escolhida para a realização de um festival gastronômico no município. O 1º Festival do Pinhão – Rotas das Colônias chega a São José dos Pinhais com o objetivo de reaquecer a economia da cidade através da criação de pratos diferenciados que tenham o pinhão como ingrediente.

A capacidade dos empresários de se reinventarem em momentos difíceis foi o ponto destacado pela prefeita, Nina Singer, que esteve presente durante lançamento da iniciativa, que aconteceu na noite da última terça-feira (01), no Teatro Municipal Ernani Zétola. A prefeita ainda ressaltou a importância do cumprimento dos decretos vigentes contra a Covid-19 durante a programação da edição.

Cada empreendimento participará com um prato feito a base de pinhão, que receberá um selo de participação e fará parte do Guia do Festival. O festival está programado para acontecer até 25 de julho e a compra e o consumo dos pratos participantes devem ser feitos diretamente no empreendimento escolhido ou através dos sistemas de delivery e take away.

A iniciativa foi criada pela Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (ACAMP) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur). O evento foi pensado como forma de estimular a visitação aos empreendimentos participantes, que passam por um momento delicado, por conta da pandemia.

Como forma de incentivo aos clientes, 10% do valor arrecadado sobre a venda de pratos inscritos no festival será destinado para uma ação social realizada pela ACAMP. Ao todo 15 empreendimentos farão parte do festival com pratos como: Alcatra com Pinhão, Sorvete de Pinhão, Lasanha de Pinhão, Sopa de Pinhão, Costela ao Molho de Pinhão e muito mais.

As autoridades que estiveram presentes durante o evento de lançamento foram, além da prefeita, Nina Singer, o presidente da Câmara dos Vereadores, Abílio Alves, o secretario de Indústria, Comércio e Turismo, Adriano Melim, o secretário de Governo, Thiago Bührer, o secretário de Segurança, Ricardo Kusch, o secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Gustavo S. Mello e o presidente da ACAMP, José Augusto Zanchetta.