Grande Curitiba

Assistência Social promove seminário on-line nesta sexta-feira (11) sobre o enfrentamento ao trabalho infantil

10 de junho de 2021 às 16:16
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social promoverá nesta sexta-feira (11) seminário on-line sobre o enfrentamento ao trabalho infantil do município.

O evento acontecerá das 9h às 12h, retornando as 14h e finalizando as 17, totalizando uma carga horária de 8 horas, onde os participantes receberão certificado de participação. O seminário será transmitido pelo canal da Câmara Municipal de São José dos Pinhais (TV Câmara), e contará com a participação da prefeita Nina Singer, o vice-prefeito, secretários municipais, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e o presidente da Câmara dos Vereadores.

O evento será realizado em alusão ao dia 12 de junho (sábado) que é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre a situação do trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei nº. 11.542/2007.

SERVIÇO

Com o lema “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”, países em todo o mundo debatem estratégias e compromissos, a partir da agenda global, definida pela Organização das Nações Unidas.

A ONU instituiu 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, o que demanda esforços conjuntos diante da urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil, considerando as consequências sociais e econômicas da pandemia de Covid-19.

O cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), de “até 2025 erradicar o trabalho em condições análogas às de escravo, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil, principalmente nas suas piores formas”, é uma responsabilidade coletiva. É preciso, nesse sentido, debater o cenário de grave crise, bem como avançar em estratégias integradas.