Grande Curitiba

Exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos” inaugura no Museu Atílio Rocco

14 de junho de 2021 às 16:54
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – O Museu Oscar Niemeyer (MON) traz toda a magia da cultura japonesa a São José dos Pinhais por meio da exposição itinerante “O Mundo Mágico dos Ningyos”, que está em cartaz no Museu Municipal Atílio Rocco até o dia 18 de julho. A mostra é um pequeno recorte de uma das maiores coleções de arte asiática da América Latina, que pertence ao acervo do MON.

Os Ningyos são pequenos bonecos ricos em detalhes que, muito mais do que brinquedos, representam parte importante da cultura e dos costumes do Japão. Tradicionalmente, são presentes dados aos recém-nascidos utilizados para desejar longevidade, saúde e fertilidade.

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Dal Negro, reforçou a importância de parcerias como essa para a disseminação e fortalecimento de ações culturais. “Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, gostaria de agradecer ao Museu Oscar Niemeyer por escolher o Museu Atílio Rocco para trazer essa rica exposição para a população de São José dos Pinhais”, afirma o secretário.

Quem assina a curadoria da exposição é o professor Fausto Godoy, que em 2017 doou cerca de 3 mil peças raras ao MON. “Para nós eles são brinquedos, enquanto no Japão são objetos cheios de significados milenares, que evocam uma atmosfera mágica. Os objetos aqui apresentados atravessaram os últimos 200 anos do Japão e mostram um viés pouco explorado, mas extremamente rico, da alma e cultura japonesas”, comenta Godoy.

Serviço:
O Mundo Mágico dos Ningyos
11 de junho a 18 de julho
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-Feira – 10h às 12h | 13h às 17h
Museu Atílio Rocco – Rua Quinze de Novembro, 1.660