Grande Curitiba

Entre trilhas e trechos de mata e roça, Caminhada Internacional na Natureza acontece no dia 15 de maio

6 de maio de 2022 às 16:59
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Capital nacional das Caminhadas na Natureza – de acordo com o site www.ecobooking.com.br – São José dos Pinhais promove no próximo dia 15, a 13ª (décima terceira) Edição da Caminhada Internacional na Natureza, que será realizada no Circuito Rural de Turismo Caminho do Vinho. O evento vai movimentar os empreendimentos e toda região.

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Sictur, a tradicional caminhada esteve suspensa por dois anos por causa da pandemia de Covid-19, mas voltou a ser realizada a partir de 2022. Em março, a Prefeitura promoveu a 6ª edição da Caminhada Noturna, evento que atraiu milhares de pessoas até o Circuito Rural de Turismo.

As inscrições estão sendo recebidas no link até o dia 14 de maio.

Em 2019, ano em que a Sictur realizou as edições do evento antes da pandemia de Covid-19, mais de 16 (dezesseis) mil pessoas participaram das caminhadas, conhecendo e divulgando as belezas naturais das regiões visitadas, além das contribuições culturais trazidas pelos povos que formaram o município.

O evento estimula também o desenvolvimento econômico da Agricultura Familiar com a venda de mercadorias Coloniais direto dos produtores rurais. Durante a caminhada será possível adquirir produtos como vinhos, queijos e salames artesanais, pães, bolos, sucos e as saborosas geleias. No domingo, dia 15, os empreendimentos do Caminho do Vinho estarão todos abertos com diversos locais para desfrutar da gastronomia local.

Com percurso de nível intermediário – pouco mais de 12 (doze) quilômetros – a caminhada levará os participantes as estradas rurais e trilhas – em mata e roça – e deve durar cerca de 3 horas. Por isso, os participantes devem levar garrafa de água e evitar embalagens plásticas, latas, canudos, além de outros materiais que NÃO DEVEM SER SER DEIXADOS NA REGIÃO. Devido o trajeto de piso irregular que será percorrido a organização não recomenda carrinhos de bebê, cadeiras de roda, bicicletas, etc.

A concentração acontecerá no Parque do Vinho (Rua Júlio Cesar Setenareski, esquina com a Rua Luis Grochoski). O credenciamento será realizado das 7h às 9h. As saídas, das 8h às 9h. Haverá ainda inscrição no local. O encerramento das atividades da equipe de apoio e carimbo final está previsto para às 13 horas.

Sobre os cuidados importantes ao enfrentamento da pandemia (Covid-19), o uso da máscara é opcional, e de forma correta deve cobrir boca e nariz. Aglomerações devem ser evitadas através da medida segura de 1,5 – um metro e meio – entre os participantes. Antes de tocar em objetos de uso compartilhado (canetas, crachás, carimbos, torneiras de água, etc) é recomendado uso de álcool em gel.